A aluna de Mestrado em Patologia Bucal da Faculdade São Leopoldo Mandic, Natalia Navarini, recebeu o prêmio Dental Student Travel Award, no valor de US$ 1,000,00, do Annual Meeting da Academia Americana de Patologia Oral e Maxilofacial (AAOMP), realizado em Cincinnati, nos Estados Unidos, pelo trabalho “Metalloproteinases secretion and adhesion molecules expression of an in situ model of tumorigenesis under the influence of EGF”.
Orientado pela Prof.ª Dr.ª Elizabeth Ferreira Martinez, o trabalho fez parte da dissertação de Mestrado da aluna e é uma continuidade de seu trabalho de pesquisa de iniciação científica, desenvolvido durante a graduação.
A pesquisa avaliou se algumas proteínas e moléculas liberadas pelas células durante a formação e progressão de diversos tumores são influenciadas por um fator de crescimento bastante conhecido, que é capaz de estimular proliferação, invasão e metástase celular – o fator de crescimento epidermal (EGF). Resultados anteriores a este trabalho mostraram que o EGF altera a morfologia, proliferação e migração de células benignas de glândula salivar, as células mioepiteliais.
Segundo Natalia Navarini, este trabalho ajuda a compreender de que maneira estas células, e também células malignas, podem ser influenciadas tanto positiva como negativamente, pois os resultados mostraram que o EGF altera a expressão dessas proteínas e moléculas nas condições estudadas em laboratório, o que pode contribuir com o processo de invasão e metástase.
“Este prêmio foi uma surpresa, diz Natalia, pois minha intenção era participar do congresso e, como bônus, apresentar o trabalho. Mas com certeza, ser reconhecida pelo esforço, dedicação e estudo não tem preço. É muito gratificante e só reforça a tese de que não há outro caminho senão o conhecimento”.