SLMANDIC está adquirindo simulador para treinamento de cirurgia
Começou nesta terça-feira, 25 de setembro, a quinta edição do SEMIC – Seminário de Iniciação Científica da Faculdade São Leopoldo Mandic, com a participação de professores e alunos dos cursos de graduação em Medicina e em Odontologia.
Serão apresentados durante o dia 103 trabalhos, sendo 71 na versão oral e 32 painéis. Ao final das apresentações, haverá premiação para os três primeiros colocados nas categorias PIC, Pesquisa e Tema-livre.
O evento começou às 8h30, com a palestra sobre “Avanços da Robótica na Cirurgia Oncológica e Perspectivas Futuras”, ministrada pelo Prof. Dr. Gustavo Cardoso Guimarães, médico e doutor em Oncologia pelo A.C. Camargo e autor de vários artigos e livros da área.
Segundo Dr. Guilherme de Menezes Succi, Coordenador do Curso de Medicina da SLMANDIC, que apresentou o palestrante da manhã, “Dr. Gustavo é o grande responsável por dar acesso aos cirurgiões do país na área robótica”. E anunciou que a Faculdade São Leopoldo Mandic está adquirindo um robô simulador para treinamento de cirurgias.
Dr. Gustavo Guimarães apresentou o robô Da Vinci, que é um dos mais precisos para a realização de cirurgias e o que há de mais moderno em atividade. Ele ressaltou a importância da cirurgia robótica em pacientes que estão em tratamento oncológico. Segundo ele, “60% dos pacientes com câncer podem ser curados com a cirurgia”.
O palestrante também mostrou os avanços na área, como novas pinças e robô com quatro braços. “A máquina veio para ficar. Atualmente, a cada 36 segundos, uma cirurgia com robô é realizada no mundo, e com precisão”, afirma ele. ”No Brasil, temos 39 robôs instalados, com a maior quantidade localizada no estado de São Paulo, mas até 2020, pretendemos ter 90”, disse ele.
Até hoje, foram realizadas no Brasil, cerca de 1 milhão de cirurgias robóticas.
Confira mais imagens do V SEMIC – Seminário de Iniciação Científica: