Cirurgião-dentista por formação, cofundador da OdontoPrev e hoje CEO do Dr. Consulta, Renato Velloso Dias Cardoso foi o convidado na noite da última quinta-feira (21/10), na 2ª edição do Leader Connection, organizado pelo Hub Mandic. Esse é um evento que promove o encontro de grandes líderes do setor da saúde com os estudantes de graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic que se interessam e estão envolvidos em iniciativas de gestão e empreendedorismo dentro da faculdade.
A ideia é que, ao ouvirem as trajetórias profissionais dessas personalidades, tendo contato pessoal, podendo conversar e fazer perguntas, os alunos se aproximem ainda mais do empreendedorismo, da inovação, da gestão e do mundo digital que, como afirmou o professor Lorenzo Tomé, tem tanto transformado a saúde e a medicina. “A medicina precisa de pessoas que pensem em coisas novas para a cadeia de saúde. É isso que queremos alavancar na formação de vocês junto de todas as outras áreas técnicas da faculdade”, completou Tomé.
O evento é realizado à noite, em um local onde é servido um jantar, e funciona da seguinte maneira: após uma rodada de apresentações dos estudantes, a palavra é dada ao convidado que vai conduzir o evento contando sua história profissional e sua visão sobre o setor da saúde; ao longo dessa fala, os estudantes podem fazer perguntas e, no final, ter uma maior proximidade com o convidado, conversando e tirando dúvidas.
A trajetória do executivo Renato Velloso
A trajetória do convidado da noite passa pela fundação do maior plano odontológico do País, a OdontoPrev, em conjunto de outros três colegas, cuja história se inicia a partir da venda de um fusca, um chevette e um saxofone para comprar a clínica onde que eles trabalhavam. Ele contou que a OdontoPrev foi a 1ª empresa de saúde do Brasil a receber aporte financeiro de um fundo Private Equity e posteriormente uma das duas primeiras na área da saúde a fazer um IPO (sigla em inglês para “Initial Public Offering”, “Oferta Pública Inicial” em português).
Em 2014, depois de 27 anos de OdontoPrev, o controle da empresa foi vendido para o Bradesco e o Renato saiu para empreender no setor da saúde. Com isso, em 2015, ele foi convidado a participar do conselho e, posteriormente, em 2019, da gestão, tornando-se CEO do Dr. Consulta.
Como o próprio Renato explica, o Dr. Consulta nasceu em 2014 na favela de Heliópolis, em São Paulo – SP, e é hoje uma rede de centros médicos que oferece consultas, exames e serviços de saúde acessíveis com qualidade e eficiência, por meio da tecnologia. O propósito da empresa é encurtar as filas da saúde, conforme destacou, comentando as dificuldades do setor de saúde do Brasil por falta de recursos.
Os desafios e as dificuldades, inerentes do empreendedorismo, ainda mais em uma área pouco explorada, bem como a visão de negócio, a paixão e o propósito do trabalho que realiza, estiveram muito presentes na fala do executivo. “Não existe um manual lá fora que te ensina a fazer esse negócio. Estamos criando um segmento novo na saúde, ninguém explorou um modelo de healthtech, de atendimento no varejo. Hoje somos um ecossistema completo de saúde.”
“Uma coisa que aprendemos rápido dentro da favela foi que para ser acessível, você tinha que ter tecnologia”, contou sobre a importância da tecnologia não apenas a aplicada à saúde, mas ao negócio, para torná-lo eficiente. “Fomos aprendendo ao longo da vida que para o paciente se sentir feliz com a gente, para sentir que ele teve retorno pelo dinheiro que pagou, ele precisa ter um diagnóstico completo”, revelou com entusiasmo, relatando que apesar da medicina ser cara, a empresa preza muito pela satisfação do médico e do paciente, oferecendo consultas de 80 a 120 reais, contando com profissionais de todas as especialidades, remunerando bem o médico e com uma taxa de 83% de satisfação médica.
“Desenvolvemos um prontuário eletrônico, porque vimos que a parte mais importante para dar acesso às pessoas para ser mais barato para o paciente era trabalhar os dados dos pacientes. Trabalhamos muito bem os dados dos pacientes”, disse Renato sobre a rede Dr. Consulta, que está totalmente atrelada a um sistema digital integrado, e, por ter tamanho vínculo com a tecnologia, foi capaz de oferecer atendimento por telemedicina logo no início da pandemia. Além de toda a tecnologia e qualidade do serviço, a equipe do Dr. Consulta se preocupa em proporcionar acolhimento do paciente por meio de uma experiência humana e calorosa, o que, segundo Renato, é um dos maiores desafios da telemedicina atualmente.