Colaboradores, professores e alunos de graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, assistiram nesta quarta-feira, 27 de março, a palestra “O Uso Problemático do Álcool – Estratégias de Prevenção e Intervenção”, realizada pela Prof.ª Dr. ª Renata Rigacci Abdalla, médica psiquiatra, especialista em Dependência Química.
Na palestra, Renata Abdalla falou sobre as causas mais comuns que levam as pessoas a beberem e porque algumas se tornam dependentes do álcool e outras não, além dos efeitos que o consumo de álcool causam no organismo. Segundo ela, alguns fatores podem aumentar os efeitos da substância, como a quantidade de bebida, a frequência, a idade, o estado de saúde e o histórico familiar.
“É preciso ficar atento aos efeitos nocivos associados ao consumo crônico de álcool”, diz ela. “Podem ocorrer distúrbios neurológicos graves, pode haver aumento da pressão arterial e, consequentemente, o risco de infarto, além de provocar doenças como úlceras, gastrite, hepatite, cirrose hepática e alguns tipos de cânceres”.
A psiquiatra também mostrou os dados atuais de consumo de álcool no Brasil, que é bem mais elevado que o consumo mundial. “No Brasil, a média de consumo anual é de 7,8 litros, sendo 9,13 de homens e 2,4 de mulheres. No mundo, o consumo anual é de 6,6 litros”. Ela ressaltou, ainda, que 6,9% das mortes no Brasil têm relação direta com o álcool.
A palestra aconteceu no Auditório da Instituição e fez parte da Campanha de conscientização e combate ao alcoolismo, realizada pelo Departamento de Biossegurança da São Leopoldo Mandic.