Com o tema “Síndrome Metabólica ”, começou nesta quarta-feira, no Hotel Vila Rica de Campinas, o V COMASLM – Congresso Médico Acadêmico São Leopoldo Mandic, evento organizado pelos alunos do curso de Graduação em Medicina da Instituição, com o objetivo de promover o conhecimento científico, atualizar conceitos importantes e estimular o estudo e pesquisa, abrangendo temas fundamentais para profissionais e estudantes da área da saúde, com palestras multidisciplinares, e a presença de especialistas, doutores e autoridades acadêmicas.
Cerca de 350 pessoas estão participando deste Congresso, que conta com palestras de renomados profissionais da áea da saúde, além de professores do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic.
Na parte da manhã, foram apresentados os temas: Síndrome metabólica e Risco cardiovascular, seguida de Fisiopatologia da Obesidade, Tratamento clínico e Tratamento cirúrgico da Obesidade.
Segundo a Presidente do Congresso, a aluna Beatriz Buchala Garcia Simão, “o tema deste ano foi escolhido por se tratar de uma patologia com apresentação cada vez mais frequente na população, pela mudança do padrão de vida global, pelo imediatismo, pelo consumo de alimentos industrializados e fast foods, além da diminuição da prática de atividades físicas”.
A Síndrome Metabólica tem relação direta com a obesidade, hipertensão e diabetes, doenças a
ltamente prevalentes e que precisam de atenção para não progredirem a consequências graves e que prejudiquem a qualidade de vida do paciente.
“O Congresso traz conceitos para que os alunos entendam a doença, saibam diagnosticar, tratar, orientar e prevenir a sua evolução”, completa Beatriz Simão.
Na parte da tarde, serão discutidos a Síndrome de ovário policístico, e Síndrome Metabólica na infância e adolescência.