Neste último sábado, dia 27 de abril, alunos dos cursos de Medicina das Faculdades São Leopoldo Mandic, São Leopoldo Mandic de Araras, PUCCamp e Unicamp, participaram do II Interligas de Ginecologia e Obstetrícia de Campinas, para tratar de assuntos relevantes em saúde da mulher, com profissionais renomados da área.
O evento, que contou com o patrocínio da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), aconteceu na sede da SLMANDIC, em Campinas, e reuniu cerca de 200 pessoas, entre alunos das quatro Instituições, professores da SLMANDIC e profissionais convidados.
O evento começou com a palestra sobre Plano de Parto, ministrada pela Dra. Fernanda de Souza Freitas Abbud, seguido pelo tema Partograma, que é acompanhamento da dilatação para a condução do parto e Contracepção no Puerpério, período também conhecido como “resguardo” ou “quarentena”, abrangendo o período de 42 dias a oito semanas após o parto, abordado pelo Dr. Alexandre Viola.
Na sequência, uma apresentação sobre a Endometriose, problema que atinge muitas mulheres atualmente, apresentado pelo Dr. Aristides Manoel dos Santos Bragheto. O médico falou sobre o diagnóstico, os problemas com a fertilidade e o tratamento, desde os realizados apenas com medicamentos até os cirúrgicos.
Outro tema muito concorrido foi a Mastalgia – a dor mamária cíclica e extra mamária, ministrada pela Dra. Kátia Serra. Segundo ela, cerca de 70% das pacientes que relatam dores nas mamas conseguem resolver o problema apenas com a orientação verbal. As demais, necessitam de alguns remédios. Ela também enfatizou o cuidado de evitar exames desnecessários.
Depois, foi a vez de discutir o tema Dificuldades na Amamentação e as principais dúvidas que as mulheres apresentam nesta área, com a enfermeira Yonara Franco Mussarelli.
O evento terminou com o tema Adolescência, com o Dr. Carlos Tadayuki Oshikata, que abordou a Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, seguido por Anticoncepção e a Gravidez na Adolescência.
A II Interligas de G.O. homenageou o Prof. Dr. Caio Hartman, da Faculdade São Leopoldo Mandic, que realizou um Workshop final com Simulação de Hemorragia Puerperal.