Parceria entre a SLMANDIC e a Prefeitura de Campinas beneficia comunidade, na área de Odontologia
Mais uma parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Prefeitura de Campinas em benefício à comunidade local. Dessa vez, na área da Odontologia, especificamente no campo da laserterapia.
Após a aquisição de 25 equipamentos de laser de baixa potência, via Sistema Único de Saúde – SUS, para a utilização nos Postos de Saúde da cidade, a Secretaria de Saúde solicitou à Faculdade a disponibilização do curso de Habilitação em Laserterapia, voltado aos dentistas da Rede Pública de Saúde.
O aparelho laser pode ser utilizado para diversos tratamentos, como: o controle da inflamação e da dor, a aceleração da cicatrização após cirurgias, abreviar a cicatrização e a osteointegração de implantes, em pacientes que sofreram parestesia (a fim de recuperar a sensibilidade do nervo), no tratamento de herpes, na redução microbiana em feridas e infecção gengival, e no tratamento de canal.
“Juntamente com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Rosana da Costa Selhi, elaboramos um documento com o protocolo de atendimento clínico com laser terapêutico para os dentistas da Rede”, conta o Prof. Dr. Aguinaldo Garcez Segundo, da SLMANDIC. Ele é um dos professores responsáveis pelo treinamento, que contou, ainda, com a participação do Prof. Dr. Victor Montalli e da Prof.a M.a Marcella Fernandes.
O curso, disponibilizado de forma gratuita, é reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO, tem carga horária mínima de 60h, e aborda os temas: laser cirúrgico, laser terapêutico, clareamento dental e terapia fotodinâmica. Tudo isso via aulas teóricas, laboratoriais e atendimento a pacientes. A turma, agora habilitada em laserterapia pela SLMANDIC, contou com 27 profissionais, de diversas especialidades: desde clínica geral, passando por pediatria e cirurgia, até odontologia hospitalar, possibilitando o atendimento à população de Campinas com tecnologia de ponta e todos os benefícios clínicos do uso dos lasers.
As prefeituras dos municípios de Sumaré, Valinhos, Vinhedo também estão solicitando essa capacitação para 2021. A SLMANDIC valoriza as parcerias com empresas do setor produtivo e com órgãos públicos, que possam oferecer benefícios na área da saúde para a população.