Objetivo do curso

Este curso visa a preparação de profissionais, advindos das esferas pública e privada, para atividades docentes e de pesquisa, além de ajudar na formação de massa crítica capaz de planejar ações de caráter coletivo. O aluno será capaz de preparar e ministrar aulas de graduação em Saúde Coletiva, executar e apresentar trabalhos de pesquisa além de planejar procedimentos em nível individual e coletivo.


Mestrado em Saúde Coletiva (Ênfase na Estratégia do Programa de Saúde da Família) (CAPES/MEC)

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Flávia Martão Flório

Email: flavia.florio@slmandic.edu.br

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 4940

Nível: Mestrado

Público-alvo:

Qualquer profissional graduado na área da saúde.

Unidade: Campinas

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
30 x R$ 1.200,00

Matrícula:
R$ 1.200,00

Periodicidade:
Mensal/Bimestral

Dia(s) da Semana:
Ver observações abaixo*

Duração:
30 meses

Início:
11/08/2020

Horário:
Ver observações abaixo*

Minicurrículo do Coordenador

Prof.ª Dr.ª Flávia Martão Flório

Web of Science ResearcherID: AAH-4878-2020

ORCID: 0000-0001-7742-0255;

Pós Doutora em Odontologia (Bioestatística) pela Universidade Estadual de Campinas (2020);

Doutora em Odontologia (Cariologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2003);

Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000);

Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2002);

Atualmente é professora do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic;

Coordena o curso de Mestrado em Saúde Coletiva desde 2005.

Programação

*ATENÇÃO: O primeiro módulo deste curso acontecerá as aulas de Domínio Conexo na modalidade remota ao vivo na disciplina de Metodologia do ensino superior.

Nos próximos seis módulos serão ministradas as disciplinas da área de Domínio Conexo, que acontecem durante quatro dias/mês, com aulas de terça-feira a sexta-feira, dependendo da disponibilidade do espaço físico, com horário das 14h às 18h, no primeiro dia de cada módulo e das 08h às 18h nos próximos três dias. As datas são definidas mediante calendário apresentado pela Secretaria Geral. 

Obs: As disciplinas de Bioética Experimental e Humana e Metodologia da Pesquisa Científica serão realizadas na forma EAD.

** As disciplinas de Domínio Conexo abaixo ocorrerão na modalidade hibrida, ou seja com aulas presenciais e transmissão ao vivo. Bioestatística: 13, 14, 15 e 16 de Outubro de 2020; Inovação e Empreendedorismo em Ciências da Saúde: 15, 16, 17 e 18 de Dezembro de 2020.

*A disciplina de Domínio Conexo Terapêutica Medicamentosa em Odontologia, ocorrerá na modalidade hibrida.

Os alunos que já realizaram as disciplinas dos módulos de Domínio Conexo em outro curso de Mestrado, podem solicitar junto ao Departamento Comercial, antes de iniciar a frequência no curso, a análise da dispensa (convalidação), desde que estes estudos tenham sido realizados no prazo mínimo de até 4 anos.

A partir do oitavo módulo, o curso passa a acontecer, bimestralmente, de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, em datas estabelecidas pela faculdade, com aulas voltadas para a Área de Concentração (Saúde Coletiva (Ênfase na Estratégia do Programa de Saúde da Família).

A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas. 

Área de Domínio Conexo (Módulos comuns):

Bioestatística;

Biossegurança e Emergências Médicas;

Metodologia da Pesquisa Científica;

Metodologia do Ensino Superior;

Inovação e Empreendedorismo em Ciências da Saúde;

Terapêutica Medicamentosa;

Bioética Experimental e Humana.

Área de Concentração (Saúde Coletiva):

Epidemiologia I e II;

Metodologia de pesquisa aplicada à Saúde Coletiva;

Bioestatística aplicada à Saúde Coletiva;

Saúde e Trabalho;

Políticas Públicas;

Planejamento e gestão pública;

Educação em saúde;

Ações programáticas em saúde;

Processo Ensino-Aprendizagem.


Linha de Pesquisa

Epidemiologia e promoção de saúde: Diagnóstico clinico-epidemiológico e condições de saúde da comunidade; Prevenção e terapia de agravos em saúde; Processo de iniciação, progressão e controle de agravos em saúde e sua relação com a qualidade de vida. Avaliação de Políticas, Programas, Serviços e Ações em Saúde: Organização do sistema de saúde, do financiamento e do planejamento em saúde em todos os níveis de gestão e sua interferência na redução das desigualdades em saúde; Vigilância de ações e serviços em saúde; Estratégias e métodos de ensino.

Corpo Docente

Prof.ª Dr.ª Luciane Zanin de Souza.

Pós doutora em Odontologia (Bioestatística),

Doutora em Odontologia (Cariologia).

Web of Science ResearcherID:AAQ-6429-2020

ORCID: 0000-0003-0218-9313

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5118249498781883


Atrativos

Este curso conta com a participação de professores convidados e gestores de Municípios da região, o que possibilita ao Mestrando a ampliação de horizontes quanto as estratégias diferenciadas de atenção à saúde. Além das atividades teóricas e práticas relacionadas à área, os alunos finalizarão o Mestrado com os documentos básicos e aulas elaboradas para ministrar a disciplina em um curso de graduação. Esses materiais serão elaborados pelos alunos, na disciplina de 'Processo Ensino-Aprendizagem', momento em que a docência será praticada.

Login de acesso pessoal, a partir de qualquer terminal conectado à internet ao Portal de Periódicos da CAPES, e outras bases científicas disponibilizadas pela Faculdade São Leopoldo Mandic.

Saiba como utilizar em: https://www.slmandic.edu.br/wp-content/uploads/2019/08/SLM.BIB_.M7-00-Manual-para-acesso-aos-Peri%C3%B3dicos-do-CAPES-nv.pdf

Estrangeiros

a) Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-matrícula:

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário se possuir CPF, cartão de crédito ou por Câmbio Internacional.

c) Matrícula:

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento antecipadamente das três mensalidades logo no primeiro dia de aula, em moeda brasileira (Real) e realizar a assinatura do Contrato.

As demais parcelas deverão ser pagas a partir do segundo módulo mensalmente nos vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.

Segue abaixo os dados bancários para pagamento através de Câmbio Internacional.

Ordens de Pagamento em USD 

Through: BANK OF NEW YORK 

New York - EUA 

BIC SWIFT: IRVTUS3N 

ABA: 053000196 

Account number: 6550422632 

Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A 

São Paulo - Brasil 

BIC SWIFT: ITAUBRSP 

Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA

Branch: 6393 

Account number: 03477-9

d) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br

  • ​Certidão de nascimento ou casamento - consularizada;
  • Passaporte onde constem: Dados pessoais e Carimbo e Visto de entrada no país;
  • RNE - Registro Nacional Estrangeiro ou seu protocolo junto à Polícia Federal, este com visto e autorização de permanência no país e indicação do período de permanência;
  • Comprovante de Residência recente (últimos três meses).  
  • 1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.

e) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original traduzido por tradutor público juramentado e consularizado que será digitalizado pela secretaria.

Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Todos os trabalhos, provas e demais atividades escritas deverão ser feitos em Língua Portuguesa.

Formas de Pagamento

Seleção e matrícula

a) Inscrição:​

Inscreva-se on-line ou através do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941.​

b) Pré-requisitos para o ingresso:

O candidato ao curso de Mestrado de Excelência deve:

Possuir Título de Especialista pelo MEC e CFO na área de Saúde.

c) Procedimentos para o ingresso:

Enviar Currículo Lattes ou um Currículo que informe a situação acadêmica do candidato;

Enviar cópia do Certificado de Especialista registrado no CFO e histórico do curso via e-mail mestradoespecial@slmandic.edu.br;

Observação: O Currículo será avaliado pela Comissão de Pós-Graduação da São Leopoldo Mandic e no prazo de até 7 dias, o candidato receberá uma resposta quanto a sua aprovação.

d) Pré-matrícula:​

Efetuar o pagamento correspondente a pré-matrícula no curso através de boleto bancário ou cartão de crédito.​

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data do vencimento do boleto. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos dos boletos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago.​

e) Matrícula:​

*​​ Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento da 1ª parcela da mensalidade através de boleto bancário, que terá o vencimento até 5 dias antes do início do curso e no primeiro dia aula realizar a assinatura do Contrato. 

As demais parcelas deverão ser pagas com o vencimentos para todo dia 05, 10, 15 ou 20 de cada mês, onde deverá optar no ato da contratação do curso.​

f) Após a confirmação de início do curso é necessário o envio de cópias digitalizadas (frente e verso) dos seguintes documentos para o endereço matricula@slmandic.edu.br​

Certidão de nascimento ou casamento;

RG (Carteira de Habilitação não substitui esse documento);

CPF;

Título de Eleitor;

Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc..);

Comprovante de Residência (últimos três meses);

1 foto 3 x 4 de ângulo frontal de fundo neutro que poderá ser digitalizada.​

g) No primeiro dia de aula, é necessário trazer o diploma de graduação original que será digitalizado pela secretaria.​

 Obs.: A instituição considera o aluno regularmente matriculado após a entrega de todos os documentos citados.

Política de desconto

Descontos Especiais:

Desconto de 30% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 31/05/2020, 20% para aqueles realizados até o dia 30/06/2020 e desconto de 10% na taxa de pré-matrícula para pagamentos efetuados até o dia 24/07/2020.

Somente serão considerados pré-matriculados aqueles que efetuarem o pagamento da inscrição até a data determinada, optando pelo cartão de crédito ou pelo boleto bancário e ter validado junto a Direção Acadêmica seu Certificado e Histórico de Especialista registrado junto ao CFO. 

Descontos Vigentes:

Desconto de 10% nas mensalidades para ex-alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, com exceção daqueles que fizeram cursos de módulo único ou que tenham concluído um curso com duração inferior a 12 meses, nas unidades Campinas, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Vila Velha.

Para ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso de pós-graduação, exceto cursos de Módulo único, tem desconto de 15% nas mensalidades e 50% na pré-matrícula.

Alunos que desejarem pagar semestralmente à vista, tem desconto de 3% sobre as mensalidades;

Para os pagamentos realizados anualmente à vista, concedemos desconto de 4% sobre as mensalidades;

Para cursos com duração superior a 12 meses, quando todas as mensalidades do curso são pagas à vista, o desconto é de 7% sobre as mensalidades.

Os descontos não serão concedidos para as pré-matrículas, com exceção dos ex-alunos de Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que for realizar seu primeiro curso.

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic

Telefone: 0800 941 7 941

E-mail: cursos@slmandic.edu.br

Site: www.slmandic.edu.br

Atendimento via WhatsApp: (19) 99228-8781

Siga a instituição nas redes sociais:

Facebook.com/saoleopoldomandic

Youtube.com/user/slmandic

Instagram.com/saoleopoldomandic

Linkedin.com/school/saoleopoldomandic

vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Dr. José Rocha Junqueira, 13 - Pte. Preta, Campinas - SP, 13045-755