Objetivo do curso

Objetivo: Informar, Atualizar e Capacitar o profissional, especialista em Odontopediatria ou não, a entender os principais aspectos relacionados ao atendimento odontológico de neonatos e bebês, com foco clínico, embasado em envidências científicas.

Imersão em Odontologia para Neonatos e Bebês (MEC)

Coordenador: Prof.ª Dr.ª Marcela Barbosa Sampaio

Email: dramarcelasampaio@gmail.com

Currículo: Currículo Lattes


Código do curso: 07305

Nível: Imersão

Público-alvo: Graduandos, Graduados e Pós-Graduados em Odontologia.

Unidade: Rio de Janeiro

Status:
Vagas Encerradas

Investimento:
R$ 1.420,00 (Consulte Formas de Pagamento)

Periodicidade:
Módulo Único

Dia(s) da Semana:
De sexta-feira a sábado

Duração:
2 Dias

Carga horária:
16 horas/aulas

Início:
01/09/2023

Horário:
Das 8h às 17h

Minicurrículo do Coordenador

Prof.ª Dr.ª Marcela Barbosa Sampaio

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário de Volta Redonda.

Especialista em Odontopediatria (SLM Campinas).

Mestre em Odontopediatria (SLM Campinas).

Doutoranda em Clínicas Odontológicas com Ênfase em Odontopediatria (SLM Campinas).

Pós-graduanda em Aleitamento Materno com Ênfase em Neonatologia (NEOM).

Odontohebiatria (USP).

Especialista em Ortodontia (IOM).

Professora dos cursos de Capacitação e Especialização em Odontopediatria da SLM/RJ.

Odontopediatra e Proprietária da Clínica Sampaio Odontologia – Angra dos Reis.  

Programação

Horário do curso: De sexta-feira e sábado o curso ocorrerá das 8h às 12h e das 13h00 às 17h00. ATENÇÃO: Programação do primeiro dia de aula: 8h - Horário de chegada na instituição; 8h às 10h - Entrega da documentação e assinatura do contrato; 10h - A abertura do curso com a presença da Coordenação da Unidade; 11h - Tour pelas instalações físicas e foto da turma; 13h30 - Apresentação da coordenação e início das atividades. A SLMandic reserva o direito de não iniciar o curso na data acima prevista se o número mínimo de alunos não for atingido. Ao inscrito, cabe esperar a confirmação da data de início pelo Departamento Comercial para que as providências sejam tomadas.  Conteúdo Programático: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (TEÓRICO/DEMONSTRATIVO): Café da manhã de boas vindas e apresentação da Unidade. Abordagem dos bebês desde o período intra-uterino. Pré-natal odontológico e os Primeiros mil dias de vida do bebê Aleitamento natural e artificial e repercussões para o bebê. Hábitos de sucção não nutritivos e a atuação do profissional. Dieta e exposição à sacarose, implicações no risco à cárie. Avaliação e conduta frente a anquiloglossia. Métodos Cirúrgicos (Manual e Laser) Protocolos de atendimento odontológico para a faixa etária de 0-36 meses de idade: Ficha clínica, anamnese, diagnóstico e plano de tratamento no atendimento a bebês. Aspectos legais do prontuário clínico. Ergonomia e segurança no atendimento ao bebê: uso de estabilização protetora. Demonstração de materiais e instrumentais específicos para o atendimento do bebê.  Diário e recordatório alimentar. Encerramento do curso .

Corpo Docente

Prf.ª Dr.ª Fernanda Barja Fidalgo Silva de Andrade

Graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002)

Mestrado em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008)

Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013)

Atualmente é Professora Adjunta de Odontopediatria do Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária e Docente Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO UERJ)

Docente Permanente do Mestrado Profissional em Clínica Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO UFRJ)

Coordenadora do Projeto de Extensão Crescer Sorrindo UERJ (perfil no Instagram @crescersorrindo_uerj)

Tutora da Liga Acadêmica de Odontopediatria da UERJ e Coordenadora do Núcleo de Extensão da FO UERJ

Atua como Odontóloga no departamento de Odontopediatria e Ortodontia da FO UFRJ coordenando o Projeto de Extensão COI UFRJ e o Encontros COI online.

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia de bebês e pré-escolares, amamentação, divulgação científica em saúde, saúde na escola, controle minimamente invasivo da cárie dentária (cariostático), odontopediatria no âmbito da saúde pública, flúor, endodontia de dentes decíduos e odontologia.

Prof.ª Ms. Marcela Barbosa Sampaio

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário de Volta Redonda.

Especialista em Odontopediatria (SLM Campinas).

Mestre em Odontopediatria (SLM Campinas).

Doutoranda em Clínicas Odontológicas com Ênfase em Odontopediatria (SLM Campinas).

Pós-graduanda em Aleitamento Materno com Ênfase em Neonatologia (NEOM).

Odontohebiatria (USP).

Especialista em Ortodontia (IOM).

Atrativos

Os alunos da São Leopoldo Mandic terão à disposição uma infraestrutura completa para o aprendizado e convivência, com tecnologias modernas e sistemas inovadores. Equipe formada por mestres e doutores atuantes na área; troca de experiências; demonstração em clínica do manejo no atendimento a bebês e uso de técnicas de estabilização protetora. Acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES e Repositório Institucional. Portal de serviços do aluno. Estacionamento em frente com desconto para alunos e professores.

Estrangeiros

a) Enrollment: Apply online or through the Commercial Department by calling 0800 941 7 941, by WhatsApp +55 19 99228-8781, or by email  curso@slmandic.edu.br . For the Institution to consider the student duly enrolled in the class, they must make the payment corresponding to the enrollment in the course through a bank slip with a CPF, credit card, or international exchange. In addition, the student must electronically sign the digital contract, which will be sent by email through the IziSign Platform. It is worth mentioning that São Leopoldo Mandic reserves the right to enroll students in accordance with the order of payments, respecting the number of vacancies in each class. If confirmation of payment occurs after filling available places, the candidate for the course will receive a refund of the amount paid. * The installments payment dates related to the course payment plan will follow the rule: Masters  – Every 5th of each month Doctorate  – Every 20th of each month Other types of course  (e.g. Specialization, Training, etc.) – Every 10th of each month. Below are the bank details for payment through International Exchange. Payment Orders in USD Through: BANK OF NEW YORK  New York - EUA  BIC SWIFT: IRVTUS3N  ABA: 053000196  Account number: 6550422632  Beneficiary Bank: BANCO ITAÚ S/A  São Paulo - Brasil  BIC SWIFT: ITAUBRSP  Beneficiary Customer: SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAÚDE SS LTDA Branch: 6393  Account number: 03477-9 b) The documentation required to regularize the enrollment must be presented in physical format at the Student Support/Secretary of the Unit, within the period in accordance with the contract: - Birth or marriage certificate – certified by the Brazilian consulate; - Passport showing personal identification, and the Visa Stamp to enter in Brazil (whenever applicable); - CRNM (National Immigration Registry Card) OR RNE (Foreign National Registry) OR the protocol issued by the Federal Police, stating the period of leave to remain in Brazil; - Professional card (which proves the permission to practice the profession) - Recent proof of residence (last three months); - One 3cm x 4cm front-angle photo with neutral background that allows for digital scanning; - Original Graduation Diploma translated by a sworn and consularized public translator. Note:  As required by the Brazilian Ministry of Education, the Graduation diploma is requested to be scanned at the institution, and must be delivered within the period in accordance with the contract, under penalty of non-issuance of the diploma if you have this pendency. All assignments, tests and other written activities must be done in Portuguese.

Formas de Pagamento

Formas de Pagamento: Boleto Bancário:  Pagamento único no valor total. Cartão de Crédito:  Pagamento parcelado em até 02 vezes. Reembolso: (1) Caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos, até 20 (vinte) dias antes da data de seu início, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará o equivalente a 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas; (2) Caso encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos após o seu início, o(a) inscrito(a) perderá o direito ao reembolso do valor referente ao Curso, mesmo que não tenha frequentado as aulas, tendo em vista as disposições da legislação aplicável, do Regimento Geral da Pós-Graduação da Instituição e, ainda, pelo fato de que os Cursos são oferecidos com base no número de inscritos, considerando-se nesse caso a vaga preenchida pelo(a) desistente; (3) Para inscrito(a)s em Cursos denominados “Vagas Remanescentes/Início imediato”, caso o(a) inscrito(a) encaminhe solicitação de desistência do Curso nos termos supra referidos até 20 (vinte) dias antes da data do próximo módulo, a Faculdade São Leopoldo Mandic reembolsará 80% (oitenta por cento) do valor correspondente ao investimento, sendo que os 20% (vinte por cento) restantes são considerados despesas administrativas. (4) Caso a solicitação para cancelamento seja efetuada com menos de 20 (vinte) dias de antecedência do início das aulas, o(a) inscrito(a) está ciente de que não haverá devolução do valor pago a título de matrícula, uma vez que a Instituição não terá tempo hábil para substituir o(a) inscrito(a) por outro(a) candidato(a), sendo certo que terá ocorrido prestação de serviços de reserva da vaga, justificando o recebimento da matrícula. Observação importante:  Se o Curso não ocorrer ou for adiado por qualquer motivo, pela Instituição, o(a) inscrito(a) terá direito a reembolso de 100% (cem por cento) do valor pago a título de matrícula, independente do período em que o(a) mesmo(a) tenha ciência desse remanejamento. O(A) inscrito(a), uma vez ciente desse remanejamento e optando pela desistência do Curso, a devolução será de 80% do valor pago da matrícula.

Seleção e matrícula

a) Inscrição: Inscreva-se on-line ou por meio do Departamento Comercial pelo telefone 0800 941 7 941, pelo WhatsApp +55 19 99228-8781, ou pelo e-mail  cursos@slmandic.edu.br b) Matrícula: Para que a Instituição considere o aluno devidamente matriculado na turma, este deverá realizar o pagamento correspondente ao investimento do curso através de boleto bancário ou cartão de crédito, enviar os documentos relacionados no item “c)”, ler e aceitar os termos descritos na Minuta do Contrato, liberado na Central do Candidato. O aceite dos termos do contrato se faz obrigatório para que a matrícula esteja totalmente regularizada em nossos sistemas. Vale ressaltar, porém, que a faculdade reserva o direito de efetivar a matrícula de acordo com a ordem dos pagamentos, respeitando o número de vagas em cada turma. Caso a confirmação do pagamento ocorra após o preenchimento das vagas disponíveis, o candidato ao curso receberá o reembolso do valor pago. c) A documentação exigida para regularizar a matrícula deverá ser enviada digitalmente na Central do Candidato. Na falta de algum documento, este deverá ser entregue no formato físico no Apoio ao Estudante/Secretaria da Unidade em que o curso será realizado:  - Certidão de nascimento ou casamento; - RG (Carteira de Habilitação substitui esse documento); - CPF; - Comprovante de Residência recente (com no máximo 90 dias de emissão); - Carteira profissional (Ex.: CRO-UF, CRM-UF, etc.); - Diploma de Graduação. Obs.: Caso não possua o registro profissional de sua área de atuação (Ex.: CRO, CRM, etc), será necessário o envio do Diploma de Graduação digitalizado. Obs.: A entrega dos documentos se faz obrigatória, sob penalidade de não emissão do diploma caso tenha esta pendencia em aberto.

Política de desconto

Não há descontos oferecidos na Política Vigente.

Materiais

LISTA DE MATERIAIS: Orientamos que os alunos devam ir de sapatos fechados no dia da clínica (período da tarde / demonstrativo).

Contato

Departamento Comercial da Faculdade São Leopoldo Mandic Telefone:  0800 941 7 941 E-mail:   cursos@slmandic.edu.br Site:   www.slmandic.edu.br Atendimento via WhatsApp:  +55 (19) 99228-8781, caso prefira, clique neste link  https://wa.me/5519992288781 ​ Siga a instituição nas redes sociais: Facebook.com/saoleopoldomandic Youtube.com/user/slmandic Instagram.com/saoleopoldomandic Linkedin.com/school/saoleopoldomandic vm.tiktok.com/ZSqB4YkB/

Localização

R. Sorocaba, 316 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22271-110