Saiba mais sobre os resultados que envolveram a Barreira Individual de Biossegurança Odontológica (BIBO Mandic) e a Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta (UMDUV)
“Dispositivos de biossegurança para controlar a propagação de partículas de dispersão potencialmente contaminadas – Novas estratégias associadas para ambientes de saúde” (10.1371/journal.pone.0255533), este é o título do estudo desenvolvido por pesquisadores da São Leopoldo Mandic, que acaba de ser publicado na revista científica internacional “PLOS ONE”, e que analisa a eficácia de duas tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da faculdade para a proteção dos pacientes em tempo de pandemia: a Barreira Individual de Biossegurança Odontológica (BIBO Mandic) e a Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta (UMDUV). De acordo com o coordenador da pesquisa e mentor científico da empresa UVCtec junto ao Mandic Health Innovation Hub, Prof. Dr. Victor Montalli, quando utilizados em conjunto, os dispositivos reduzem drasticamente o risco de contaminação cruzada de doenças transmitidas pelo ar, como a Covid-19. “Este estudo estabeleceu uma metodologia com o objetivo de avaliar essas duas novas estratégias associadas para diminuir o risco de transmissão de doenças e, assim, garantindo a segurança dos nossos pacientes, profissionais e equipe em ambiente de clínica-escola”, explica.
Barreira Individual de Biossegurança Odontológica
Segundo o pesquisador, o dispositivo BIBO Mandic é uma barreira de proteção contra gotas e aerossóis, feita de metal e coberto por PVC, instalado na região de ativação da broca odontológica. “A alternativa é uma saída inovadora, economicamente viável. Além de ser tecnicamente possível e desejável em tempos de pandemia de coronavírus, por ter sua eficácia comprovada”, completa.
Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta
O especialista explica que o UMDUV, Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta, um equipamento que utiliza da radiação UV-C para desinfecção em diferentes tipos de ambiente, foi desenvolvido pela UVCtec, startup que faz parte do Hub Mandic, e é constituído por oito lâmpadas e comando Bluetooth. Pelo celular é possível calcular a dosagem de radiação necessária para cada ambiente, como consultório médico ou odontológico, escritório, sala de aula, etc., com controle pelo aplicativo para smartphone.
“A radiação UV-C realiza a desinfecção ao inativar o patógeno-alvo por efeito da radiação eletromagnética. O dano aos materiais genéticos de vírus, bactérias e fungos provenientes da absorção da radiação ultravioleta é considerado o principal mecanismo de destruição desses microrganismos”, explica. De acordo com o pesquisador, diversos equipamentos com a tecnologia da radiação UV foram lançados recentemente – mas muitos, sem validação científica. “Todos prometem inativar patógenos indesejáveis, principalmente o vilão do momento: o vírus SARS-CoV-2. Porém, a eficácia da desinfecção por UV-C depende da fluência, ou seja, a densidade de energia multiplicada pelo tempo que ela será aplicada. Para o novo coronavírus, por exemplo, a fluência necessária é de 16,98 J/m2”.
O estudo
De acordo com os pesquisadores, o estudo, que envolveu as duas tecnologias, foi conduzido em um ambiente real de clínica-escola (4 clínicas contendo 12 cadeiras odontológicas cada). No grupo controle (sem barreiras), 12 profissionais ligaram a turbina da broca odontológica por um minuto, com uma solução bacteriana de Lactobacillus, que foi adicionado no resfriamento do reservatório do equipamento odontológico.
Nos grupos experimentais, os profissionais fizeram uso da Barreira de Biossegurança Individual Odontológica e da Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta-C, que foi acionada por 15 minutos. “De acordo com os resultados, pode-se concluir que a Barreira de Biossegurança Individual, associada à tecnologia UV-C, mostrou-se uma eficiente estratégia para reduzir a dispersão de bioaerossóis gerados no ambiente, com uma redução entre 93 e 96% da contaminação, e pode ser uma alternativa para a melhoria da biossegurança em diferentes ambientes de saúde”, finaliza o especialista.
Sobre a São Leopoldo Mandic:
Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 13 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Possui laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, HUB de Inovação e projetos como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico a comunidades carentes. O corpo docente é formado por professores e doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.
Sobre a Mandic Health Innovation Hub:
O Mandic Health Innovation Hub é um importante ponto de encontro para que a comunidade acadêmica da São Leopoldo Mandic, empresas e profissionais apresentem soluções inovadoras, gerem negócios, desenvolvam habilidades de gestão e empreendedorismo, protejam a propriedade intelectual e se conectem, tornando-se um dos principais ecossistemas de inovação em Saúde do País.
Seu propósito de apoiar a validação de novas ideias e a aplicação de soluções inovadoras na rede de produtos e serviços de toda cadeia do setor saúde, envolvendo alunos, professores, profissionais, empresas, startups e investidores, o tornam um espaço catalisador de ações de inovação, que impactam a realidade do setor de saúde no Brasil.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa SLMANDIC:
Sílvia Balbo Messias
E-mail: silvia.balbo@12k.com.br(19) 3211-3678/ (19) 99852-8219
Mariana Arruda
E-mail: mariana.arruda@12k.com.br(19) 3211-3815