No dia 17 de agosto, a Faculdade São Leopoldo Mandic Campinas promoveu o evento “Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial. Atualidade e Perspectiva”, com a participação internacional do Prof. Dr. Sandro Palla – Prof. Emérito da Faculdade de Odontologia da Universidade de Zurich, Suíça.
Com o objetivo de difundir o conhecimento da área, Palla apresentou alguns casos clínicos e abordou questões como diagnóstico, sintomas e tratamento. Para os quase 200 participantes do evento, Palla trouxe novos conceitos de mecanismo do problema, que podem mudar a forma de tratamento de DTM.
Segundo ele, a Disfunção Temporomandibular afeta uma região musculoesquelética e os sintomas desta disfunção são os mesmos de outras alterações da mesma natureza: não apresentam uma única causa, tem uma incidência de 80% de cura, fatores fisiológicos tem uma grande influência nos sintomas e na eficiência do tratamento.
Para um melhor diagnóstico da Disfunção Temporomandibular, necessita também do acompanhamento de um médico. E este processo envolve eliminar as causas não possíveis, exames clínicos e, em alguns casos, exames neurológicos.
A partir dos casos clínicos apresentados, Palla detalhou as causas e consequências, o processo de diagnóstico, e os tratamentos possíveis para cada um. E destacou duas características principais da Disfunção Temporomandibular: é uma dor crônica, se não tratada da forma correta torna-se persistente. Mas um bom tratamento pode transformar o caso em pontual, ou seja, não recorrente.
Segundo ele, a DTM é difícil de ser entendida e difícil de ser tratada. “Se você olhar a literatura geral, as pessoas que têm DTM melhoram com tratamento simples, para dor. O problema só não se resolve quando se trata de dor crônica”.
A dor torna-se persistente quando diagnosticada três vezes ou mais, e entre as causas destaca-se as alterações psicológicas e físicas, stress e problemas de cicatrização na região orofacial. Segundo Palla, os fatores físicos também devem ser levados em consideração no processo de diagnóstico e tratamento da disfunção.