Iara Oliveira e Ricardo Rodrigues compartilharam suas experiências empreendedoras com parte da comunidade acadêmica
Dois dos fundadores da fabricante de implantes, componentes e instrumentos de uso odontológico Intraoss, a diretora comercial Iara Oliveira e o diretor executivo Ricardo Rodrigues, foram os convidados para a 3a edição do Leader Connection, o primeiro da odontologia. O evento, organizado pelo Hub Mandic, foi realizado no dia 28 de outubro de 2021, em Campinas, na Faculdade São Leopoldo Mandic, e reuniu, além dos convidados especiais, docentes e um grupo seleto de estudantes da Faculdade que demonstram interesse em áreas de gestão e empreendedorismo.
O Leader Connection é uma oportunidade de levar experiências e o know-how empreendedor ao ambiente acadêmico, e fazer uma ponte entre expoentes profissionais, docentes e futuros profissionais com visão empreendedora em busca de inovação. A cada edição, são convidadas lideranças da cadeia produtiva do setor da saúde para trazer inspiração a partir de suas histórias.
O interesse e participação na vida acadêmica por meio das Ligas Acadêmicas, Atléticas e Jornada Odontológica, por exemplo, são muito importantes para a formação dos estudantes e possibilitam que os alunos estejam elegíveis para participar dos eventos organizados pelo Hub Mandic. Conforme destaca o estudante do quarto ano de odontologia, João Pedro Grandini Zeferino, o aluno “tem que ser ativo na faculdade, sempre buscar inovação e empreendedorismo” para participar desses eventos. “É muito importante para a sua formação, para o seu futuro profissional”, conclui Zeferino.
O evento foi realizado no espaço do rooftop da Faculdade São Leopoldo Mandic, entre as 19h e 23h, e teve início com a já tradicional rodada de apresentações dos estudantes. Após todos se apresentarem, os convidados Iara Oliveira e Ricardo Rodrigues contaram os bastidores da ideia da criação da Intraoss, as dificuldades na obtenção dos primeiros registros de produto e a certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para colocar sua linha de implantes no mercado, além dos planos para o futuro da empresa.
Grande ideia
Os fundadores da empresa de implantodontia apostaram no aprimoramento do processo de manufatura, produzindo modelos de implantes de alta qualidade em território nacional, mas com preços mais competitivos, para conquistar mercado e comercializar seus produtos em grandes volumes. O objetivo era democratizar o acesso a implantes no país.
Todavia, os convidados ressaltaram as dificuldades iniciais na obtenção das validações necessárias para iniciar a venda de implantes. Rodrigues afirmou que um dos diferenciais da empresa sempre foi cumprir os prazos regulamentares, e por isso não vendiam sequer um implante enquanto não estivessem totalmente validados pelas autoridades do setor, período que durou por cerca de cinco anos até que pudessem abrir as vendas.
Após todas as validações, havia um outro desafio: conquistar clientes. Um insight compartilhado pelos convidados foi apresentar o implante de uma forma diferente e singular. Para isso, elaboraram a apresentação do produto em uma embalagem de lata, na qual continha uma amostra de implante, que foi distribuída a diversos profissionais para que eles pudessem conhecer a qualidade e vantagens do implante da Intraoss.
A empresa possui lojas no Brasil, Chile, Espanha e Portugal, e pretende expandir ainda mais a operação. A fábrica está localizada no município de Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo.
Parceria
Para Rodrigues, a parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a Intraoss possibilita que cada vez mais pessoas tenham acesso à saúde bucal e ao bem-estar. “Essa parceria fica cada vez mais sólida e, cada vez mais, pessoas com menos capacidades financeiras vão ter direito a ter uma boca arrumada, um dente, uma saúde melhor.” A empresa é fornecedora dos implantes utilizados nos atendimentos realizados pela Faculdade.
“A gente entrou aqui como uma empresa que estava começando, debutando no mercado, e realmente acho que a gente foi a primeira empresa do Hub de verdade, que nasceu aqui junto e cresceu e que hoje desponta no mercado como uma das maiores”, explicou a diretora comercial. Confira as fotos da 3a edição do Leader Connection.