O Hub Mandic realizou na tarde do último dia 1 de dezembro um evento no qual reuniu parte da comunidade acadêmica para apresentar como o ecossistema da São Leopoldo Mandic está preparado para o estímulo à inovação e pesquisa e aberto a novas ideias e ao empreendedorismo no setor da saúde. Chamado de “Hub Mandic: inovação, apoio à pesquisa e empreendedorismo”, o evento foi realizado de maneira presencial na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, e contou com transmissão on-line ao vivo pelas redes sociais da Faculdade e do Hub Mandic.
A abertura apresentou a fala do Prof. Dr. José Luiz Cintra Junqueira, Diretor-Geral da Faculdade, que destacou o importante trabalho desenvolvido pelo Hub Mandic em prol da inovação e ressaltou o compromisso e apoio do Grupo São Leopoldo Mandic no desenvolvimento tecnológico, sem esquecer do respeito ao ser humano.
Em seguida, o Diretor de Novos Projetos e Inovação da São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira Filho, apresentou à comunidade acadêmica a missão de conectar, fomentar e impactar o mercado da saúde com boas ideias, e o propósito de estimular a inovação e o empreendedorismo no ambiente acadêmico, como também acolher e apoiar startups do segmento da saúde (health techs) e ajudá-las em todas as etapas de seu desenvolvimento.
Confira as fotos do evento:
Startup Growth Lab
O Startup Growth Lab é um programa de relação a longo prazo com health techs feito “a quatro mãos”, como destacou Junqueira Filho, para validação científica no negócio, que oferece oportunidades de incubação a partir da conexão com toda a infraestrutura acadêmica do Grupo São Leopoldo Mandic, formada por estudantes e profissionais da saúde, com 11 polos no Brasil e no exterior.
“O interessante da incubação na Mandic é que tem tanto a Medicina quanto a Odontologia, a clínica e o hospital, e também a parte da pesquisa”, disse. “Às vezes, ficar em um lugar só de gestão ou só hospitalar não é muito bom”, indicou Junqueira Filho, que destacou a experiência positiva da startup 3DBS – incubada no Hub Mandic. “É muito interessante essa troca de um ecossistema mais abrangente”, concluiu.
Os alunos da Faculdade também foram convidados para validar possíveis ideias de negócios – mais direcionadas à pesquisa científica – por meio da parceria do Hub Mandic com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).
Health techs
Foi realizada também uma palestra com os fundadores da 3D Biotechnology Solutions, Ana Luiza Millás e Pedro Massaguer; e com o CEO e fundador do Consulta Já, Valdecir Mermejo, ambas empresas incubadas no Hub Mandic. Os empreendedores puderam discorrer sobre os seus negócios, o mercado e como o know-how do Hub Mandic auxilia na transição entre o desenvolvimento da solução à aplicação de fato e a geração de receita.
A 3DBS é uma health tech de bioimpressão em três dimensões, que desenvolve modelos in vitro de pele e scaffolds e tecnologias de biofabricação de tecidos humanos. E o Consulta Já é uma ferramenta digital que automatiza e melhora a comunicação pré-consulta entre profissionais da saúde ou consultórios com o paciente.
Pesquisa e inovação
A Faculdade tem um papel importante no desenvolvimento de pesquisa e inovação, seja na graduação ou pós-graduação, e os alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic podem contribuir para o avanço em temas em ascensão na área da saúde.
Conforme apresentou a docente e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, Prof.ª Dr.ª Ivone da Silva Duarte, o currículo da instituição inclui atividades de pesquisa e extensão para que o aluno tenha contato desde a graduação com potenciais assuntos em destaque na área da saúde.
O vice-diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Eduardo de Andrade Lima da Rocha, foi um dos convidados e apresentou a Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS), projeto que é resultado da parceria entre a Fundação e a Universidade de Aveiro (UA), de Portugal.
Rocha revelou que o ecossistema da Faculdade São Leopoldo Mandic pode acessar a plataforma e contribuir com o desenvolvimento de pesquisa e inovação em saúde junto à Comissão Europeia. Ele destacou que a cooperação é multilateral, logo, a comunidade científica europeia também pode cooperar com projetos desenvolvidos no País.
Excelência na educação
“A excelência na educação que nós promovemos, seja na Odontologia ou na Medicina, está intrinsecamente direcionada juntamente com a pesquisa científica”, explicou o Diretor de Pós-graduação e Pesquisa da Faculdade São Leopoldo Mandic, Prof. Dr. Marcelo Napimoga.
A importância da Faculdade para a Odontologia brasileira é traduzida em números pelo diretor. De acordo com Napimoga, a Faculdade São Leopoldo Mandic é a instituição de ensino líder na formação de mestres e doutores em Odontologia no Brasil, com mais de 3 mil alunos titulados nos programas de Mestrado e Doutorado, correspondendo a 19% desses profissionais formados no País.
A Faculdade terá, no próximo ano, os primeiros formados no Mestrado em Ciências Médicas, implementado em 2020.
Hub Mandic
O Hub Mandic é uma célula de inovação dentro do ecossistema São Leopoldo Mandic para o desenvolvimento de ideias e projetos na área da saúde, na qual startups e empreendedores encontram um ambiente real para testes de ideias, provas de conceito e validação científica.