A Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e a Liga Acadêmica de Cirurgia Geral do Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, promoveram um curso teórico-prático sobre a importância da Cirurgia Plástica para a formação do Cirurgião Geral, neste último sábado, 27 de abril, na sede da Instituição, em Campinas.
O evento reuniu cerca de 60 alunos do curso de Medicina da SLMANDIC de Campinas e de Araras, além dos professores da Instituição e profissionais convidados, que realizaram, na primeira parte do evento, palestras teóricas com temas de importância para os profissionais que irão atuar tanto na Cirurgia Plástica estética quanto na Cirurgia Plástica reparadora.
A Imersão começou com a apresentação do Dr. Romeu Fadul Jr., que falou sobre o mercado de trabalho para o Cirurgião Plástico, destacando algumas regiões que possuem demanda para este profissional. Dr. Romeu enfatizou a importância de realizar uma análise profunda de cada região que se pretenda atuar, levando em consideração, principalmente, a estrutura dos hospitais, a demanda local e as perspectivas de crescimento.
Outros destaques das palestras foram as apresentações do Dr. Flávio Nadruz Novais, que falou sobre queimaduras e apresentou o que foi feito em grandes catástrofes como os incêndios dos Edifícios Joelma e Adraus, em São Paulo, e mais recentemente, da Boate Kiss, e do Dr. Eduardo Fausto de Andrade Filho, que apresentou casos de Ressecção de Tumores de Pele, principalmente nas áreas de cabeça e pescoço.
O Prof. Dr. Rodrigo Pinto Gimenez, coordenador do curso de Cirurgia Plástica da São Leopoldo Mandic, ministrou uma aula teórica sobre Enxertos e Retalhos cutâneos, que depois foi levada para a prática, na parte da tarde, em técnicas cirúrgicas em cadáveres suínos, sob a orientação do professor e do Dr. Eduardo Fausto de Andrade Filho.