Alunos se emocionaram com relatos de casos
Neste último sábado, dia 24 de agosto, alunos do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, realizaram a Jornada de Cuidados Paliativos, com renomados profissionais da área da saúde de Campinas.
O evento reuniu cerca de 100 alunos para tratar de temas importantes, como a bioética e finitude, o desafio de comunicar más notícias, os cuidados paliativos em crianças e famílias e a importância do trabalho em equipe. Além das palestras, profissionais relataram experiências com pacientes e que marcaram suas vidas. Contaram como aprenderam a lidar com situações delicadas e que envolviam as famílias, além dos pacientes.
A psicóloga, Dra. Nely Nucci, falou sobre a importância de se falar sobre a morte para alunos que, em algum momento de sua profissão, irão enfrentar a difícil tarefa de dar más notícias aos familiares de um paciente. “Os alunos precisam se preparar para oferecer a atenção e o acolhimento que o paciente merece”.
Alguns profissionais também relataram a importância do atendimento multidisciplinar em casos terminais e que requerem cuidados paliativos, bem como em casos de algumas doenças que não têm evolução.
Segundo o coordenador do serviço de cuidados paliativos do Hospital das Clínicas da Unicamp, Dr. José Carlos Junqueira, um dos palestrantes, “o cuidado paliativo é uma abordagem que fazemos para os pacientes que tem doenças que ameaçam a continuidade de suas vidas e tem relação direta com o sofrimento humano”.
O objetivo do evento foi despertar nos alunos e participantes, o entendimento de que cada paciente necessita de um tipo de cuidado, respeitando suas crenças, para fornecer conforto tanto para os doentes quanto para os seus familiares.
Os alunos ficaram muito emocionados em conhecer algumas histórias trazidas pelos palestrantes.