Para pessoas que realizam atividades físicas e atletas que tiveram covid-19 nos últimos três meses, recomenda-se passar por avaliação cardiológica antes de retomar as atividades
Diminuir o sedentarismo com segurança e avaliar a presença de alterações ou sequelas cardiológicas secundárias provocadas pela infecção por covid-19, que possam apresentar riscos relacionados à prática de exercícios físicos, são premissas para um programa especial de atendimento cardiológico da MEDMANDIC – Clínica Médica da Faculdade São Leopoldo Mandic – para pessoas que querem retomar suas atividades físicas ou esportivas depois de terem contraído a covid-19.
“Uma das possíveis sequelas da doença é a miocardite, uma inflamação no coração geralmente causada por vírus, que às vezes não é percebida por pessoas que tiveram covid e que já estão assintomáticas”, explica a médica especialista em cardiologia do esporte, Dra. Cléa Colombo, responsável pelo programa da clínica MEDMANDIC.
Segundo registros, cerca de 20% dos contaminados por covid e que foram hospitalizados com quadro grave da doença apresentaram miocardite. “Um caso grave pode enfraquecer o coração, causando insuficiência cardíaca e até morte súbita”, diz ela. “E os sintomas, que incluem dor no peito, falta de ar e batimentos cardíacos anormais são confundidos, na maioria das vezes, com os sintomas da própria covid. Além disso, outras causas podem ocasionar limitação após o quadro da doença, como a pulmonar e a muscular periférica”. Por isso, a importância de se realizar uma avaliação médica antes de retomar qualquer atividade física, desde a moderada até a de alta performance.
As avaliações são realizadas às terças-feiras, na clínica MEDMANDIC (Rua da Abolição, 1.874), sempre na parte da tarde. Os interessados devem ligar para o número (19) 3731-7250 e fazer o agendamento.
“Uma informação importante e que deve ser considerada é que esta avaliação – que está sendo realizada especificamente na MEDMANDIC – é indicada para aquelas pessoas que tiveram quadro leve ou moderado de covid, sem a necessidade de internação em UTI ou intubação, há menos de 90 dias. E também para aqueles que não apresentam cardiopatias prévias”, esclarece a médica. “Nosso objetivo é avaliar a possibilidade de uma sequela cardíaca em pacientes saudáveis. Aqueles que já apresentavam cardiopatias prévias devem seguir com os médicos que já acompanham”.
Para participar do programa, é necessário trazer o exame de PCR ou sorologia, apresentar relatório ou informações sobre exames realizados durante o período da doença – caso tenham feito algum tratamento específico – e trazer exames cardiológicos prévios para comparação, principalmente para os atletas. Haverá atendimento específico para atletas da Wushu Kung fu Campinas, a exemplo do que ocorreu ano passado na Clínica.
Serviço:
Clínica MEDMANDIC – Rua da Abolição, 1.874 – Telefone: (19) 3731-7250
Atendimento programa cardiológico – às terças-feiras, na parte da tarde.