Você tem fome e paixão? Foi com essa pergunta que o pai da estudante de Medicina Julia Salamonde, o economista e CEO do Itaú Asset Management, Carlos Augusto Salamonde, finalizou a sua apresentação na primeira edição do evento “Uma História Real”, organizado ontem pelo Hub Mandic, dia 28 de setembro de 2021. Seja o que quer que você faça, a dica dele é: pergunte-se a você mesmo se tem fome de aprender, de crescer e fazer melhor e se você tem paixão pelo o que faz na vida.
Por meio de um relato sincero, humano e emocionante da sua trajetória profissional, o pai da Julia trouxe verdadeiros ensinamentos de vida, tanto para os nossos estudantes quanto para professores e todos aqueles que acompanharam o evento. Ao longo de sua apresentação, Carlos falou sobre a importância do planejamento, da disciplina, da resiliência e saber lidar com decepções, ressaltando a importância de sua família como o seu porto seguro, sua inspiração e por meio da qual ele reúne forças para continuar.
Para ele existem dois tipos de profissionais em sua perspectiva: aquele que é o melhor profissional em determinada área e aquele que tem a capacidade de olhar para o negócio como um todo. Como gestor, Carlos contou a importância de sua passagem por diversas funções, as quais proporcionaram-lhe adquirir experiência e conhecimentos necessários para que ele chegasse aonde ele está hoje, como CEO.

Com isso, ele instrui: “Não tenha medo de mudar! Não seja teimoso, escute, reflita, mas não deixe ninguém tirá-lo da sua rota, do seu sonho”. Carlos explicou também que ter networking é muito importante, que somos capazes de conversar com quem quer que seja. Lembrou de termos ao menos uma pessoa como referência. “Eu fico observando os passos dessa pessoa, como ela agiu e como tomou determinada decisão”, comentou.
Sobre a função de gestor, ele explicou: “Um CEO não é um especialista, mas também não é um generalista. Ele tem que saber o máximo possível sobre todos os assuntos”, evidenciando que o especialista vai saber muito mais, mas que o gestor precisa saber provocá-lo e interagir com ele.
Outro aspecto de destaque da palestra foi sobre o legado que ele quer deixar, como alguém que conseguiu inspirar e influenciar as pessoas a tomarem boas decisões.
Sobre o projeto “Uma História Real”
O objetivo de iniciativas como esse evento é trazer profissionais de renome na área de gestão, com especial atenção aos pais e familiares dos alunos, para aproximar os estudantes do empreendedorismo e da inovação em saúde, cada vez mais importante para a formação do profissional de saúde, como comentou o Diretor de Novos Projetos e Inovação da Faculdade, Zeca Junqueira.
Se você é estudante da Faculdade São Leopoldo Mandic e também tem um familiar cuja história de sucesso foi resultado de muito esforço e resiliência, motivo de orgulho da família, inspire seus colegas indicando-o a ser o apresentador de uma das edições do “Uma História Real”!
“Além de formar bons médicos, queremos formar profissionais inteligentes sociais, que tenham networking e saibam aprender o que o mercado exige”, explicou o professor Lorenzo Tomé, médico e integrante do Hub Mandic. “Esse projeto faz com que os alunos aprendam com pessoas que trabalham, lutam e põe a mão na massa”, concluiu.