A Diretora Acadêmica da Faculdade São Leopoldo Mandic, Ana Maria Ferreira de Mattos Rettl, é designada para compor a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), pelo Ministro da Educação.

Como representante com notório saber científico, filosófico e artístico, e reconhecida competência em avaliação e gestão da educação superior, Ana Maria Rettl substitui João Carlos Pereira de Silva, por um mandato de três anos.

O CONAES é o órgão colegiado, a nível nacional, responsável pela coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. É responsável também pelos procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes, pelo Banco de Avaliadores institucionais e de Curso e por formular propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação.

Para Ana Maria, a importância de fazer parte do CONAES consiste no reconhecimento do seu trabalho desenvolvido na área de avaliação da educação superior e na gestão universitária por mais de 30 anos.