Aconteceu no dia 14 de fevereiro a palestra do Dr. Zdravko Lacković, University of Zagreb School of Medicine intitulada “Paradigm shift in botulinum toxin research: from peripheral neuromuscular blockade to axonal transport with antinociceptive and other new central functions”.

O Dr. Lackovic é médico e professor de farmacologia da Universidade de Zagreb, na Croácia. O Dr. Lackovic é responsável pelo Laboratório de Neurofarmacologia Molecular e sua vinda ao Brasil é resultado de uma parceria científica entre a Prof.ª Juliana Napimoga (Faculdade São Leopoldo Mandic) e da Prof.ª Altair Cury (FOP/UNICAMP).

O Dr. Lacković em sua palestra traz uma reflexão importante sobre o uso da toxina botulínica na prática médica e uso cosmético. Estudando esta temática a mais de 15 anos com inúmera publicações em renomadas revistas científicas, o Dr. Lacković demonstra que a toxina botulínica mesmo aplicada perifericamente tem ação no sistema nervoso central o que pode ampliar sua aplicabilidade na conduta clínica como também ficarmos mais atentos a efeitos adversos desta terapia.