Na Odontologia, os tratamentos com implantes já são vistos com altas taxa de sucesso. Pessoas desdentadas na parte superior podem receber quatro implantes e uma prótese fixa para repor todos os dentes. Esta prótese pode ser feita com vários materiais diferentes, sendo o metal (cobalto-cromo), um dos mais utilizados.

Porém, com a necessidade de uma boa estética, um outro material está sendo indicado: a zircônia – uma porcelana branca, que apresenta uma resistência semelhante ao metal e que oferece uma melhor estética.

Este trabalho, realizado pelo aluno do curso de Doutorado em Implantodontia, Rafael Antonio de Campos, orientado pelo prof. Dr. Bruno Salles Sotto-Maior, comparou, por meio de um programa de computador chamado “Elementos Finitos”, a distribuição de forças em uma prótese total fixa superior, suportada por quatro implantes, comparando um modelo com a infraestrutura de cobalto-cromo (metal) e outro em zircônia.

A conclusão foi de que os dois materiais apresentaram resultados semelhantes, podendo ser utilizados sobre implantes com segurança, promovendo sucesso no tratamento.