LIV Encontro Regional de Histotecnologia é realizado na SLMANDIC Campinas
O LIV Encontro Regional de Histotecnologia foi realizado na Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas em parceria com a Sociedade Brasileira de Histotecnologia (SBH).
Técnicos de laboratórios, profissionais da área da saúde e biólogos estiveram presentes para trocar experiências e discutir temas importantes como o aprimoramento de técnicas utilizadas nas rotinas laboratoriais e em pesquisa, além de proporcionar o intercâmbio entre profissionais de diversos locais do País.
Foram discutidos temas como “Macroscopia do trato gastrointestinal e papel do macroscopista na rotina diagnostica”, pela Ms. Marcela S. de Menezes – Analista de laboratório do departamento de anatomia patológica do hospital Sírio Libanês; “Imunoístoquímica na rotina”, por Thainá Milena Stela de Oliveira – Técnica do departamento de Imuno, da Unicamp; “Os Desafios da Patologia Bucal: dos aspectos técnicos ao diagnóstico”, apresentado pelo Prof. Dr. Victor Angelo Montall, do laboratório de Patologia da São Leopoldo Mandic; “Laboratório de patologia veterinária- perspectiva de mercado”, pelo Prof. Dr. Felipe Augusto Ruiz Sueiro, médico patologista veterinário (Laboratório Vetpat); “Colorações Especiais: Principais ocorrências técnicas”, por Ângela Condotta Tinoco, técnica do departamento de anatomia patológica da Unicamp; “Fixação, descalcificação, tratamento para biópsia de Medula óssea”, por Aparecido Paulo de Moraes, técnico do Boldrini.
A SBH é uma Sociedade exclusivamente para fins educacionais e científicos, destinada a manter o alto nível dentro da Histotecnologia, incentivar o aperfeiçoamento profissional dos histotecnologistas, promover intercâmbio de ideias e conhecimentos pertinentes à disciplina da Histotecnologia.
SLMANDIC participa do 1º Encontro de Saúde & Educação em Vinhedo
Alunos e professores do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, participaram do 1º Encontro de Saúde e Educação, no dia 18 de abril, nos Centros de Educação Infantis de Vinhedo, em uma ação intersetorial da Secretaria Municipal de Educação e da Saúde.
O Encontro marcou o início do fortalecimento de uma parceria essencial para o desenvolvimento da primeira infância, por iniciativa da Coordenação de Educação Infantil e reuniu profissionais da rede de atenção básica de diversas especialidades (Nutrição, Saúde Bucal, Enfermagem e Pediatria), e a equipe de auxiliares de educação infantil para esclarecimento de dúvidas que surgem no cotidiano do espaço educativo. A coordenadora de Educação Infantil, Sueli Bufallo Paffaro, idealizadora do evento, salientou a dificuldade de promover uma deste porte, sendo necessária, inclusive, a uspensão das atividades assistenciais.
“A participação da Faculdade São Leopoldo Mandic propiciou a troca de informações com conteúdo científico de qualidade e a coleta de informações, que foi realizada pela equipe de 20 alunos e 3 docentes de Atenção primária à saúde para subsidiar as novas ações necessárias em prol do bem-estar das crianças, familiares, trabalhadores da Saúde e da Educação”, comentou a prof. ª Lia Steinberg.
O evento aconteceu nos Centros de Educação Infantis Pica-Pau, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa. Estiveram presentes na abertura, o Secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, que ressaltou a importância deste Encontro para a qualificação cada vez mais necessária na educação infantil, e o Secretário de Saúde, Alexandre Viola, que destacou a importância deste evento, que traz conhecimentos que beneficiam não apenas as 3.200 crianças atendidas pelos centros de educação infantil, como seus familiares e a comunidade.
“Agradecemos os 44 especialistas da saúde presentes no encontro, que puderam partilhar seus conhecimentos com os 488 servidores presentes, entre auxiliares de educação infantil, diretores, gestores, e outros profissionais das unidades escolares de Educação Infantil e àqueles que cooperam diariamente para o atendimento de mais de 3.200 alunos da Rede Municipal de Educação Infantil”, finalizou a Dra. Maria Alice Bunduky de Oliveira, gestora de saúde de Vinhedo.