Um dos maiores ortodontistas da atualidade, o chileno Dr. Jorge Ayala, está na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, ministrando uma aula especial e exclusiva para os alunos da primeira turma de Mestrado Sistemas Ertty, nos dias 6 e 7 de dezembro. A vinda do Dr. Ayala para o Brasil é um convite do amigo e colega Ertty Silva, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador executivo do Mestrado Sistemas Ertty, na SLMANDIC.

Nesta quinta-feira, dia 6, o auditório da Faculdade São Leopoldo Mandic ficou lotado para escutar o Dr. Ayala falar sobre o Sistema Face (Funcional And Cosmetic Excellence), que foi criado por ele e é referência mundial em tratamentos ortodônticos. Durante a aula, ele falou sobre a importância do diagnóstico correto para o sucesso dos tratamentos. “A maioria dos fracassos acontece por erros de diagnóstico”, enfatizou. Para ele, tanto o diagnóstico em Ortodontia quanto a DTM (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial) são temas abordados de forma insatisfatória em muitas faculdades de Odontologia.

O Dr. Ayala mostrou, por meio da exposição de inúmeros casos clínicos, como se deve avaliar corretamente a oclusão, além de discutir a importância do Sistema Face e seus objetivos de tratamento, que são a estética facial e dentária, a oclusão funcional e a saúde articular e periodontal.

O Dr. Ertty Silva explica que a aula especial do Dr. Ayala representa uma grande oportunidade para os alunos do Mestrado conhecerem o que é a ortodontia de excelência.

“Os conceitos dos Sistemas Face e Ertty são complementares. É o encontro de dois grandes conceitos que se integram, de forma harmônica, para alcançar o resultado esperado. Buscamos o que é melhor para o paciente, que é a oclusão funcional, privilegiando a articulação temporomandibular e a oclusão”, comenta o Dr. Ertty.

“Queremos mostrar para os ortodontistas que é preciso estudar profundamente os conceitos dos mestres do passado e os conceitos da atualidade, para buscar a excelência na Ortodontia de uma vez por todas. Não devemos mais brigar por técnicas, mas por conceitos”.

A partir de 2019, serão lançados a 2ª Turma de Mestrado Sistemas Ertty, o curso de Especialização Sistemas Ertty e o curso de Doutorado Sistemas Ertty. Todos esses cursos terão aulas e meetings especiais com o Prof. Dr. Jorge Ayala.