Curso de Medicina já aparece em 19º lugar mesmo sem ter nota em dois itens da avaliação, que correspondem a 40% da nota final

O curso de Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic foi classificado como o melhor do Brasil no RUF (Ranking Universitário Folha), publicado nesta segunda-feira, 18/09, pelo jornal Folha de S. Paulo.  A SLMANDIC ocupa a primeira posição no ranking, dentre as faculdades particulares que oferecem cursos de Odontologia.

O RUF é um ranking específico para a avaliação de Universidades. Entretanto, quando há uma avaliação específica para cada curso, as faculdades também são consideradas. No ranking de cursos de graduação, são consideradas as faculdades com maior número de ingressantes.

A avaliação é feita com base em dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião do Datafolha. O RUF fez, este ano, uma revisão de seus indicadores. A quantidade de teses produzidas por docente foi incluída no indicador de pesquisa, que é um dos critérios de avaliação das escolas. Os outros são: ensino, mercado, inovação e internacionalização.

A Folha usou cinco indicadores para ranquear os cursos. Foi realizada uma pesquisa com 2.224 professores do País para analisar a qualidade dos cursos. Verificou-se o percentual de docentes com Mestrado e Doutorado de cada Instituição e a proporção de docentes com dedicação integral e parcial (dados do MEC). Além disso, considerou-se a nota que a faculdade obteve no curso no ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e, por último, uma avaliação mais abrangente, que consistiu em questionar a opinião de 5.793 profissionais da área de Recursos Humanos consultados em 2015, 2016 e 2017 sobre preferências de contratação.

“Esse dado é fruto de um trabalho constante do corpo docente, da faculdade – que é altamente qualificada -, assim como a estrutura disponível para que os alunos tenham acesso a uma Odontologia de qualidade e uma busca constante por excelência”, comenta Dra. Fabiana Mantovani Gomes França, Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic.

 

Medicina ocupa 19º lugar entre as particulares

O curso de graduação em Medicina da São Leopoldo Mandic está classificado em 19º lugar, considerando que os alunos da Instituição ainda não realizaram o ENADE, um dos itens de avaliação responsável por 4% da nota.

Na Avaliação de Mercado – que corresponde a 36% da nota e considera o desempenho dos egressos (alunos já formados) -, o curso de Medicina da SLMANDIC também não obteve nota, já que a primeira turma se forma no final de 2018.

Segundo Dr. Guilherme de Menezes Succi, Coordenador do Curso de Medicina da SLMANDIC, “isso mostra a excelência do trabalho dos docentes e preceptores do curso e a qualidade dos nossos alunos. Mesmo não obtendo conceito em dois indicadores, figuramos entre os 20 melhores cursos particulares do País”, comenta. “Sabemos que este é só o começo de um trabalho que ampliará seu reconhecimento quando os egressos da SLMANDIC chegarem ao mercado”, finaliza.

Neste ranking, a Folha avaliou 222 cursos de Medicina públicos e privados.

Para visualizar o Ranking Universitário Folha, acesse: http://ruf.folha.uol.com.br/2017/