Instituição ocupa posição de melhor IES da área de saúde do País

 

A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência em Odontologia e Medicina, de Campinas conquista, pelo nono ano consecutivo, a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do MEC: nota 5.  A Instituição foi considerada no ranking como a 4ª Melhor Instituição de Ensino Superior do Brasil, dentre mais de 2.000 universidades, faculdades e centros universitários avaliados, sendo a primeira na área de saúde.

O desempenho se refere ao ano de 2015 e demonstra a evolução do Ensino Superior. Foram avaliados 8.121 cursos de 2.109 Instituições de Ensino Superior do País, em 26 áreas.  As notas vão de 1 a 5.

Somente 24 Instituições de Ensino Superior do País receberam nota 5. Dessas, duas estão localizadas em Campinas – a São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 “É um orgulho muito grande para nós estarmos mais uma vez entre as cinco melhores Instituições de Ensino Superior do País pelo 9º ano consecutivo. Isso nos motiva a cada vez mais aprimorarmos os nossos cursos de Odontologia e de Medicina”, diz José Luiz Cintra Junqueira, diretor geral da Faculdade São Leopoldo Mandic. “Qual é o segredo para três faculdades privadas estarem nas primeiras posições? Para nós, qualidade é a principal missão: não medimos esforços nos investimentos em qualidade do ensino, desde o nosso corpo docente, a nossa infraestrutura e novas tecnologias, além das atividades de extensão e pesquisa, sempre focados no lado humano do ensino e da profissionalização”, finaliza.

As faculdades foram avaliadas seguindo três avaliações: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que medem o desempenho dos estudantes ingressantes e concluintes -, médias adquiridas nos programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), dentre outros.

Referência em Odontologia

A Faculdade São Leopoldo Mandic é referência no ensino da Odontologia no Brasil e exterior. Conta com um projeto pedagógico diferenciado no qual os estudantes têm aulas teórico-práticas e atividades clínicas desde o primeiro ano da graduação.

A Faculdade conta com laboratórios de última geração, um centro de radiologia com equipamentos digitais, tomógrafos e modernas clínicas para o ensino prático da profissão. O corpo docente é formado por doutores e pós-doutores com vasta produção intelectual, responsáveis por linhas de pesquisa orientadas para o desenvolvimento de novas tecnologias e potencial para a geração de estudos científicos e patentes de produtos.

Medicina Humanizada

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas

O curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic recebeu aprovação do Conselho Nacional de Saúde e do Ministério da Educação, em 2012, com nota máxima (nota 5) em sua avaliação. Toda a estrutura oferecida, programa e currículo do corpo docente foram considerados excelentes por estes órgãos.

Entre os diferenciais do curso está a estratégia de ensino proposta em um projeto pedagógico que prevê a inserção dos alunos nos hospitais públicos e privados, desde o primeiro ano do curso. O corpo docente é formado 100% por professores com título de Doutor pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do exterior. A faculdade oferece infraestrutura completa para atividades práticas em laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, além da carga horária adequada para formação completa e de qualidade.

Sobre O IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador de qualidade do Ministério da Educação que avalia as Instituições de Ensino Superior. Calculado anualmente, a nota inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de Pós-graduação das instituições. O Índice varia entre 1 e 5.  O MEC considera insuficiente qualquer conceito abaixo de 3.

Confira a classificação das 10 colocadas:

1.    Escola Superior de Ciências Sociais (FGV)

2.    Instituto tecnológico de aeronáutica (ITA)

3.    Faculdade FIPECAFI

4.    Faculdade São Leopoldo Mandic

5.    Faculdades EST

6.    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

7.    Faculdade Fucape

8.    Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV)

9.    Instituto Militar de Engenharia

10. Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia