Começaram as aulas nos novos Laboratórios de Ciências Básicas da SLMANDIC
Alunos dos cursos de Odontologia e Medicina, da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, ganharam dois novos Laboratórios de Ciências Básicas.
Hoje, dia 15 de fevereiro, aconteceu a primeira aula para a turma do 1º período de Medicina, da disciplina de Citologia, Histologia e Embriologia Básicas, ministrada pelos professores Dr. Rui Barbosa de Brito Junior e Dr.a Elizabeth Ferreira Martinez.
Os Laboratórios de Ciências Básicas I e II estão localizados no Bloco M da Faculdade e possuem mais de 200 m2, com 12 bancadas, 18 monitores de alta resolução e mais de 100 microscópios.
Os monitores reproduzem, em tempo real, as imagens captadas da lâmina do microscópio que fica na mesa do professor. “Nestes laboratórios, conseguimos conciliar a teoria e prática. É uma aula teórica no laboratório”, afirma o Dr. Rui.
A Dr.a Elizabeth ressalta que “os monitores das salas são de alta resolução e permitem a exibição do conteúdo teórico com excelente qualidade”.
SLMANDIC promove palestra e inaugura Laboratório de Terapia Celular
A Faculdade São Leopoldo Mandic promoveu, nesta quinta-feira, 21 de junho, a palestra “Células-Tronco das Polpas Dentais: que tesouro é esse? ”, ministrada pelo Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, presidente da R-CRIO, e inaugurou o laboratório de Terapia Celular da Instituição, montado com o apoio da empresa, em conjunto com a equipe EPPIC.
A palestra mostrou todo o potencial das células-tronco presentes nas polpas dentais e a importância do armazenamento dessas células como forma de preservar a saúde das novas gerações.
A abertura do evento foi realizada pelo professor do curso de graduação e pós-graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. André Antonio Pelegrine. Após a primeira parte da palestra, realizada de 8h00 às 10h30, ele, DR. José Ricardo e a equipe da R-CRIO inauguraram oficialmente o Laboratório de Terapia Celular da Instituição.
Segundo o Dr. André Pelegrine, “a palestra Células-Tronco das Polpas Dentais: que tesouro é esse?, ministrada pelo Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, ilustrou a possibilidade do cirurgião-dentista atuar como um agente para captação de um tecido rico em células-tronco – a polta dental”.
A R-CRIO vem incentivando a realização de pesquisas na SLMANDIC e colaborou com a montagem de um laboratório de terapia celular juntamente com a equipe EPPIC, da São Leopoldo Mandic. “São iniciativas como essas que acabam culminando com o avanço da ciência brasileira neste escopo”, finaliza Pelegrine.
Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, que é especialista em Periodontia, mestre em Implantodontia, doutor em Ciência de Materiais, fundador e presidente do Centro de Processamento Celular R-Crio, falou para cerca de 60 pessoas, entre alunos e profissionais da área odontológica.
São Leopoldo Mandic inaugura Laboratório de Planejamento Virtual
A Faculdade São Leopoldo Mandic ganha mais um reforço em sua infraestrutura de tecnologia voltada para a Odontologia: o Laboratório de Planejamento Virtual. O novo laboratório conta com 10 computadores munidos de softwares de cefalometria – ciência que estuda as dimensões das estruturas do crânio e da face -, que foram doados pela empresa Radiomemory, e de tomografia computadorizada de feixe cônico, com acesso à internet e ao prontuário digital Odontosig.
O Laboratório – uma exclusividade da São Leopoldo Mandic – proporciona, aos alunos de graduação em Odontologia e pós-graduação em Radiologia, aulas práticas interativas para elaborar laudos radiográficos e estudos tomográficos e fazer traçados cefalométricos. Estudantes de pós-graduação de outras áreas, como Implantodontia e Ortodontia, também utilizam o novo laboratório para planejar seus casos com precisão. Dali eles podem acessar a Plataforma Brasil, as Bases de Dados e o site da biblioteca da Faculdade.
“O Laboratório possibilita que os alunos vivenciem o planejamento virtual dos casos”, afirma a professora e coordenadora da disciplina de Radiologia, Francine Panzarella.
SLMANDIC é referência em Simulação Realística
Coordenadores de empresa de Planos de Saúde vieram conhecer as instalações e funcionamento do Laboratório da Instituição
Coordenadores da Prevent Senior, empresa de planos de saúde de São Paulo, voltada para adultos acima de 50 anos, estiveram nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro, em Campinas, visitando o Laboratório de Simulação da Faculdade São Leopoldo Mandic.
A Instituição é referência no ensino em Laboratórios de Simulação, que é utilizado para treinamento de situações de emergência médica. Nossos professores adquiriram uma das maiores experiências nacionais nesta estratégia de ensino e a Instituição já recebeu alunos de todo o Brasil para cursos de extensão e pós-graduação com o uso da simulação.
O objetivo da visita foi estabelecer referência de instalações e funcionamento do Laboratório, para implantar na Prevent Senior. O professor do Curso de Medicina da São Leopoldo Mandic e Coordenador dos Laboratórios de Técnica Cirúrgica e Simulação em Medicina, Dr. Renato Nardi Pedro, fez as demonstrações aos visitantes.
O Laboratório de Simulação da Faculdade São Leopoldo Mandic usa robôs de alta fidelidade, para que os alunos vivenciem, na prática, situações clínicas com realismo único.
Além de possibilitar treinamento em ambiente controlado (sem risco real a qualquer paciente), o uso desta tecnologia garante que todo aluno da SLMANDIC seja exposto às condições consideradas fundamentais e de domínio obrigatório pelo médico em formação.