No último sábado, dia 18 de março, as Ligas Acadêmicas de Medicina Intensiva das Faculdades de Medicina São Leopoldo Mandic Campinas, Santa Casa, Medicina ABC, USP e Santo Amaro realizaram, no anfiteatro da Santa Casa, em São Paulo, o I Simpósio Acadêmico de Medicina Intensiva.

O evento contou com cerca de 300 participantes das Instituições, que assistiram palestras de profissionais renomados da área, como o médico e professor do curso de Medicina da SLMANDIC, Dr. Dante Senra, Doutor em emergências clínicas pela FMUSP, especialista em Terapia Intensiva, Clínica Médica e Cardiologia e autor do livro “Terapia Intensiva. Fundamentos e Prática”, que falou sobre a” Humanização em UTI”; Dr. Marcelo Park, Assistente da Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina de Emergências do HCFMUSP, que ministrou o tema “Monitorização Hemodinâmica”; Dr. Carlos Carvalho, professor associado/livre-docente da Universidade de São Paulo e Professor Titular da Disciplina de Pneumologia do HCFMUSP, chefe da UTI-Respiratória, com forte atuação nos seguintes temas: ventilação mecânica, ARDS, PEEP, insuficiência respiratória, fibrose pulmonar, sarcoidose e linfangioleiomiomatose, que apresentou o tema “Ventilação mecânica”.

Participaram, também, a Dr.ª Marcia Cecilia Damasceno, especialista em clínica médica, doutorada em ciências da saúde e professora da disciplina de emergências na FMABC, que falou sobre “Desastres e a UTI”; Dr. Guilherme de Meneses Succi, médico Cardiologista, cirurgião cardiovascular e ex-membro do Grupo d Transplante Cardíaco e Suorte Circulatório do Hospital Albert Einstein,  e Coordenador do Curso de Medicina da SLMANDIC,  que falou sobre “Síndrome Coronariana Aguda”, e Dr.ª Carolina de Moraes Pellegrino, formada pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro, E3 do programa de especialização em terapia intensiva da AMIB, instrutora do USET (USG em emergência e Trauma) pela SBAIT e Coordenadora da Liga de Terapia Intensiva da Faculdade de Medicina Santo Amaro, que falou sobre “Sepse”.