Dia Roxo: Clínica MEDMANDIC oferece atendimentos gratuitos com neurologista
As primeiras 50 consultas agendadas na clínica serão gratuitas para pacientes com diagnóstico ou suspeita de epilepsia
O dia 26 de março é conhecido mundialmente como Purple Day e tem o objetivo de conscientizar sobre a epilepsia, um transtorno neurológico que consiste na atividade excessiva e anormal das células cerebrais e causa convulsões.
Para participar desse movimento internacional, a Clínica MEDMANDIC, em Campinas, criou a campanha do Dia Roxo. De 25 a 29 de março, a clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic fará consultas gratuitas para os primeiros 50 pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de epilepsia.
O médico neurologista Dr. Paulo Mei ressalta que, no Brasil e em toda América Latina, pelo menos a metade dos pacientes com epilepsia não recebe tratamento ou têm tratamento inadequado. E, somente no Brasil, a cada 1000 habitantes, 10 têm epilepsia, o que evidencia sua alta prevalência na população.
Além disso, a epilepsia é uma doença que gera muito estigma na sociedade. “A pessoa sente vergonha ou tem medo de sofrer represálias no trabalho ou na escola, por exemplo. E isso pode causar depressão e até suicídio”, enfatiza Dr. Paulo.
Ele também destaca a importância do acompanhamento médico para que haja controle dos medicamentos ingeridos pelo paciente com epilepsia. “Se o paciente usa muitos remédios ou uma combinação de remédios inadequados, ele pode sofrer um excesso de efeitos colaterais deletérios”, explica o médico.
Juraci da Cruz Silva, 52 anos, conta que já fazia acompanhamento médico no posto de saúde perto da sua casa, no bairro Campo Grande, mas enfrenta a demora no atendimento. “Às vezes, o atendimento é muito demorado por causa da falta de médicos e é difícil conseguir fazer alguns exames”, diz o paciente, que viu na campanha do Dia Roxo da MEDMANDIC uma oportunidade para colocar suas consultas em dia.
Sobre o Purple Day
O Purple Day é um movimento global que teve início no dia 26 de março de 2008, e foi idealizado por Cassidy Megan, que na época tinha apenas 9 anos. Ela tem epilepsia e quis chamar a atenção do mundo para a necessidade de conscientizar as pessoas sobre essa doença.
A Faculdade São Leopoldo Mandic teve apoio e autorização desse movimento para poder realizar o Dia Roxo no Brasil.
Clínica MEDMANDIC
A Clínica MEDMANDIC é uma clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, que atende toda a comunidade com preços acessíveis e consultas de qualidade. Professores e alunos da Faculdade trabalham na clínica, que possui infraestrutura comparável a das melhores clínicas de Campinas.
As consultas podem ser agendadas pelo telefone e WhatsApp (19) 3731 7250.
Maratonista Solonei Rocha da Silva recebe apoio da Clínica Escola MEDMANDIC
Depois de perder alguns patrocinadores, o atleta maratonista Solonei Rocha da Silva começou a ter dificuldades para realizar alguns exames que podem ajudá-lo a melhorar seu rendimento no esporte.
Com apoio do seu fisiologista Dr. Thiago Fernando Lourenço e da Faculdade São Leopoldo Mandic, Solonei recebeu suporte para realizar exames de sangue e de imagem gratuitos na Clínica Escola MEDMANDIC, em Campinas, no início do mês de março.
A MEDMANDIC é uma clínica escola da São Leopoldo Mandic, que atende a população com atenção, qualidade e preços acessíveis. A clínica possui alguns projetos sociais que acontecem ao longo do ano, e que oferecem descontos e até consultas gratuitas dentro de campanhas específicas.
“Eu vejo como uma grande vantagem o atleta ter acompanhamento médico regular e não apenas com a medicina esportiva, mas também com o fisiologista. Isso ajuda a melhorar o desempenho no esporte de alto rendimento”, afirma Solonei.
O maratonista conta que, além do acompanhamento com fisiologista, também tem a assistência de uma médica do esporte e dele próprio, que é graduado em educação física desde 2016. “Eu também me treino. Somos três profissionais traçando a melhor estratégia de treinamento”, ressalta o atleta.
O trabalho do fisiologista
“Meu trabalho com ele é orientar as avaliações e os treinamentos. Faço o controle do quanto e como ele corre para aumentar o seu desempenho e minimizar as lesões. É exatamente para esses objetivos que fizemos esses exames”, explica Dr. Thiago, que também é professor na SLMANDIC.
O fisiologista explica que os resultados dos exames podem indicar, por exemplo, se o treino deve ser intensificado ou se o atleta precisa descansar mais tempo do que o previsto. “Os exames fornecem indicativos para ajustes nutricionais que potencializam o desempenho do atleta durante os treinos e as corridas”, esclarece ele.
Uma história de lutas
Solonei conta que começou a correr por acaso, por influência de um amigo, que trabalhava com ele em uma fábrica de couro em Penápolis, no interior de São Paulo, onde o atleta nasceu. “Ele sempre me falava, quando me via jogando futebol, que eu não parava de correr e que eu corria muito”.
O amigo sempre convidava Solonei para participar das corridas da região noroeste paulista. Até que um dia ele aceitou e não parou mais de correr.
A primeira vitória aconteceu em uma corrida de funcionários da fábrica de couros. Solonei ganhou em primeiro lugar, sem nenhum preparo ou calçado adequado. “Corri com chuteiras de futebol society e mesmo assim consegui ser campeão”.
A segunda vez que ele competiu foi motivada pela necessidade de pagar o aluguel e comprar alguns móveis. “Faltava dinheiro para que eu pudesse comprar os talheres”, relembra o atleta.
Ele ficou em terceiro lugar, ganhou cem reais, comprou os talheres e despertou para o esporte. “Foi aí que percebi que eu devia começar a treinar de verdade e me dedicar ao atletismo”.
Nessa época, Solonei tinha 26 anos e trabalhava na coleta de lixo em Penápolis. “Como gari eu fazia um trabalho de fortalecimento constante. Era um treino de corrida com peso. Eu devo muito à coleta de lixo por causa da preparação física que me proporcionou”, fala o maratonista.
Porém, ele também tem lembranças duras daquele tempo. “Era ruim a fumaça do caminhão, o trânsito, a falta de asfalto em muitos lugares, o cheiro do lixo, o sobe e desce do caminhão que impacta as articulações. Cheguei a me cortar com caco de vidro”.
As mudanças proporcionadas pelo esporte
“Hoje eu não preciso correr com o saco de lixo na mão, mas continuo correndo”, afirma Solonei que tem muitas conquistas para celebrar e que foram proporcionadas pelo esporte.
O atleta conta que voltou a estudar – ele tinha parado na 8ª série – e se formou em educação física. Além disso, viajou para quase todos os continentes e aprendeu a falar espanhol de tanto ir treinar nas altitudes elevadas da Colômbia.
Solonei também afirma que já realizou seu maior sonho de criança, que era ser militar. Em 2013, ele entrou para o Exército Brasileiro, e hoje é 3º Sargento e participa do programa das forças armadas voltado para os esportes de alto rendimento. “O meu trabalho no exército é correr”.
Vitórias
Solonei coleciona inúmeros títulos como atleta, mas o reconhecimento popular chegou em 2012, quando ele foi campeão da 18ª Maratona Internacional de São Paulo. Ele voltou a vencer a competição em 2018, na sua 24ª edição.
O atleta ainda conquistou o ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos, de 2011, em Guadalajara, no México. Em 2013, participou do Campeonato Mundial de Atletismo, em Moscou, ficou com a 6ª colocação e fez a sua melhor marca pessoal.
Para continuar vencendo no esporte, Solonei espera conseguir novos patrocinadores. Ele está sem o salário do clube onde treina, em Campinas, desde o início deste ano. “No Brasil, é comum a ideia de que o atleta não precisa de dinheiro. Mas o atleta também paga conta e tem dívidas como qualquer outra pessoa. Além disso, a gente tem uma vida curta dentro do esporte”, reflete.
No Mês da Mulher, a Clínica Escola MEDMANDIC oferece consultas com preços exclusivos
Durante todo este mês de março, a MEDMANDIC, clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, oferece descontos às pacientes em consultas e exames que são essenciais à saúde da mulher.
As primeiras 60 mulheres que procurarem a clínica, para agendar consulta com médico ginecologista, terão desconto de mais de 30%. O exame de papanicolau também está incluído na promoção.
Outros exames que estão com preços promocionais, durante o Mês da Mulher, são: mamografia, densitometria óssea e ultrassom transvaginal.
A campanha quer incentivar as mulheres a manterem em dia suas consultas e exames, que garantem a prevenção de inúmeras doenças, como câncer de mama e de colo de útero.
Papanicolau
O papanicolau é um exame simples e rápido, que é feito no próprio consultório médico, sem anestesia ou qualquer medicamento. Não causa dor, apenas desconforto quando o médico raspa o colo do útero para colher o material que será analisado.
Esse exame também é conhecido como preventivo, e serve para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, infecções por HPV e lesões precursoras do câncer de colo de útero.
“O papanicolau é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas”, explica a Dr.a Fernanda Fernandes, ginecologista e obstetra e médica responsável pela MEDMANDIC.
Agendamento de consultas
A MEDMANDIC fica na Rua Abolição, 1874, no bairro Ponte Preta, em Campinas. As consultas podem ser agendadas pelo telefone e WhatsApp (19) 3731 7250 e pelo chat online do site.
Clínica Escola MEDMANDIC
A MEDMANDIC é uma clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, com infraestrutura e atendimento que podem ser comparados aos das melhores clínicas da cidade.
O tempo de espera é muito inferior ao do SUS e até de outras clínicas particulares. Além disso, os pacientes contam com a comodidade de fazer consultas e exames (ultrassom, ecocardiograma, teste ergométrico e laboratoriais) em um mesmo local.
Os preços são acessíveis e os pacientes são atendidos por professores do curso de graduação em Medicina da SLMANDIC, acompanhados dos alunos do internato.
A clínica escola oferece atendimento em mais de 30 especialidades, como Angiologia, Cardiologia, Urologia, Pneumologia, Hebiatria, Geriatria, Psiquiatria, Neurologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia.
Nasce filho da primeira mulher a ser atendida no pré-natal da Clínica Escola MEDMANDIC
Lirania Costa Almeida começou a fazer seu pré-natal no SUS (Sistema Único de Saúde), porém ela não conseguia marcar com agilidade os exames e as consultas que a condição de gravidez de alto risco exigia.
Por esse motivo, ela decidiu procurar a Clínica Escola MEDMANDIC com 33 semanas de gestação e dar continuidade ao pré-natal com a Dr.a Fernanda Fernandes, ginecologista e obstetra e médica responsável pela clínica.
O sucesso do pré-natal possibilitou que Cauã, filho de Lirania, nascesse de parto normal, no Hospital Maternidade de Campinas, no dia 6 de fevereiro deste ano.
Pré-natal de alto risco
A Clínica Escola MEDMANDIC possui o atendimento especializado de pré-natal de alto risco, oferecendo acompanhamento para gestantes que têm alguma doença prévia ou durante a gravidez ou que tiveram uma gestação anterior de alto risco.
“Os casos de ameaça de parto prematuro, pressão alta e diabetes na gravidez e gestação gemelar são alguns exemplos de situações em que o pré-natal de alto risco é indicado”, explica Dr.a Fernanda.
“O pré-natal de alto risco faz com que a paciente ganhe segurança e diminui sua ansiedade para que o parto ocorra da melhor maneira possível, com tranquilidade”, afirma a médica.
Para Lirania, fazer o pré-natal na MEDMANDIC foi uma decisão acertada. “No SUS eu não tinha fácil acesso para fazer o pré-natal. Procurei a Clínica Escola pelo baixo custo e pelo diferencial de poder fazer o pré-natal de alto risco”, diz ela.
Clínica Escola MEDMANDIC
A MEDMANDIC é uma clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, onde atendem os professores do curso de graduação em Medicina, acompanhados dos alunos do internato. A infraestrutura e o atendimento podem ser comparados aos das melhores clínicas da cidade.
Os pacientes podem contar com a praticidade de fazer consultas e exames em um mesmo local. A MEDMANDIC possui laboratório e vários equipamentos, como Ultrassom, Ecocardiograma e Teste Ergométrico.
Na clínica escola é possível agendar consultas com médicos de mais de 30 especialidades, como Angiologia, Cardiologia, Urologia, Pneumologia, Psiquiatria, Neurologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com tempo de espera muito inferior ao do SUS e até de outras clínicas particulares.
Agendamento de consultas
Consultas podem ser agendadas pelo telefone e WhatsApp (19) 3731 7250 e pelo chat online do site.
Ação social da MEDMANDIC realiza acompanhamento médico em time de basquete
Atletas da equipe de basquete do Clube Regatas estão sendo acompanhados por professores e alunos da MEDMANDIC, a clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic. Por meio de uma parceria com o Clube Regatas de Campinas, todas as quartas-feiras do mês de fevereiro, cerca de 50 jovens recebem atendimento médico para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Cuidado faz parte do jogo
A ação social da MEDMANDIC chama-se “Cuidado faz parte do jogo” e tem o objetivo de fazer a prevenção do mal súbito ocasionado por doenças cardiovasculares não diagnosticadas previamente.
No ano passado, os mesmos jovens atletas já passaram por avaliação física e fizeram diversos exames e, agora, retornam à clínica para uma reavaliação e revalidação dos atestados de liberação para a prática de esportes.
“Estamos colocando em prática a nossa missão, nossa visão e nossos valores, realizando ações de responsabilidade social ao mesmo tempo em que oferecemos qualidade em assistência médica e ensino”, afirma a Dr.a Fernanda Fernandes, médica responsável pela MEDMANDIC.
Ação Social da MEDMANDIC – Acompanhamento médico para o time de Basquete Regatas
A Dr.a Fernanda faz os atendimentos e é acompanhada por alunos do internato do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic. Giovanna Simão é estudante do 5º ano e começou este ano a acompanhar os atendimentos na clínica escola. “Participar desta ação está sendo muito importante. É a primeira vez que atendo atletas. É um atendimento diferente pois precisamos prestar atenção em muitos detalhes diferentes”, conta a aluna.
MEDMANDIC inaugura o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Feridas e Pé Diabéticos
O ambulatório é equipado com sala para curativos e equipamentos que aceleram a cura das lesões como as matrizes cicatrizantes com TLC e curativos a vácuo
Engajada em ações de prevenção e tratamento das diabetes, a Clínica MEDMANDIC inaugura o Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Feridas e Pé Diabéticos. O espaço prioriza a assistência integral do paciente diabético e foi planejada com sala exclusiva para curativos, manejo das feridas e equipamentos tecnológicos de última geração, a exemplo das matrizes cicatrizantes com TLC e curativos a vácuo que promovem a cicatrização dos tecidos e acelera a cura das lesões.
Com atendimento realizado por médicos especialistas, que são renomados professores de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, o ambulatório atenderá pacientes com casos de feridas, calos, ressecamento, deformidades, lesões crônicas nas pernas, como úlcera por pressão entre outras enfermidades causadas pela diabetes.
Os médicos também atuarão na prevenção das feridas no pé diabético, uma das principais causas de amputação, com orientações sobre como secar e olhar o vão dos dedos, usar calçados e palmilhas próprias para o alívio da pressão em locais que estejam desenvolvendo feridas e ulcerações. Também serão reforçadas a importância para o controle da glicemia, pressão arterial, alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
“Com a inauguração do ambulatório conseguiremos atuar na prevenção e oferecer um tratamento ágil e humanizado aos diabéticos campineiros”, diz Dr. Adriano Mehl, Médico Responsável pelo Ambulatório de Prevenção e Tratamento de Feridas e Pé Diabético na Clínica MEDMANDIC.
“Quando surge qualquer lesão ou ferimento nos pés, os diabéticos devem ter a consciência da importância em procurar o médico, pois uma lesão pode ter cicatrização morosa e complicações mutiladoras, ” completa Dr. Adriano Mehl.
O diabetes é uma das doenças que mais cresce no mundo e apresenta graves consequências se não for tratada adequadamente. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de adultos têm essa enfermidade que é responsável pela morte de 1,6 milhão de pessoas a cada ano. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, houve o crescimento de 12% no número de óbitos por diabetes entre 2010 e 2016 com 406.452 mortes no período.
Sobre a MEDMANDIC
Inaugurada no início de 2018, a Clínica MEDMANDIC tem o objetivo de oferecer atendimento médico humanizado a preços acessíveis para a população de Campinas e região. Os médicos da clínica são professores renomados do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, conhecida pela qualidade do ensino aliada à tecnologia de ponta. A mesma qualidade é priorizada na clínica, onde a infraestrutura e o atendimento podem ser comparados aos dos melhores estabelecimentos da cidade.
Clínica MEDMANDIC atende pacientes da campanha de prevenção do diabetes
A MEDMANDIC, clínica escola da Faculdade São Leopoldo Mandic, atendeu pacientes diabéticos, como parte da Campanha De Bem Com a Vida, nesta última semana de novembro, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14.
A campanha começou no dia 10 de novembro, no Centro de Convivência, em Campinas, onde médicos e estudantes do curso de Medicina da SLMANDIC ofereceram gratuitamente avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e checagem de peso e circunferência abdominal.
Das 225 pessoas atendidas, 30 pacientes foram identificados como sendo de risco para o diabetes. Eles ganharam uma consulta gratuita na clínica escola, com avaliação clínica completa, orientações sobre calçados e palmilhas para o ponto de apoio nos pés, hidratação e o sabonete mais adequado para o diabético, tratamento de fungos e infecções nas unhas e feridas.
“Há pacientes que chegam com feridas abertas nos pés. Eles são orientados sobre o calçado mais adequado, como controlar a glicemia e fazer curativos da forma correta. Com isso é possível evitar internações, amputações e até mesmo óbitos”, afirma a Dr.a Fernanda Fernandes, médica responsável pela MEDMANDIC.
Cezira Conceição Farchione Sanches, de 78 anos, tem diabetes e já faz o controle da doença em um posto de saúde. “Gostei muito do atendimento. Aqui eu tive mais esclarecimentos sobre a doença, para saber como eu posso me cuidar”, disse a paciente.
No início de novembro, toda a equipe da clínica foi treinada pelo Dr. Adriano Mehl, professor, coordenador e preceptor do Programa de Gerenciamento e Tratamento de Feridas da Faculdade São Leopoldo Mandic. Os médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários da área administrativa foram treinados para saber tratar e lidar com pacientes com feridas, causadas por diabetes ou outras doenças.
“O Dr. Adriano nos mostrou como se deve examinar os pacientes já diabéticos para identificar sinais e sintomas de feridas e úlceras nos pés. Essa avaliação é importante porque diminui o risco de amputações e complicações”, comenta a Dr.a Fernanda. Ela conta que a clínica escola MEDMANDIC está se preparando para, em breve, ser um ambulatório de feridas e curativos para pacientes diabéticos e também para pessoas com úlceras varicosas, causadas por insuficiência arterial em membros inferiores, e úlceras por pressão em pacientes acamados.
MEDMANDIC realiza mais de 200 atendimentos em ação de prevenção ao Diabetes no Centro de Convivência Campinas
Com campanha ‘De Bem com a Vida’, clínica promoveu atendimentos gratuitos para população de Campinas e região no dia 10/11
A Clínica MEDMANDIC e a Faculdade São Leopoldo Mandic realizaram, no último sábado, 10 de novembro, 225 atendimentos em uma ação de prevenção ao Diabetes, no período de 9 às 14h, no Centro de Convivência Cultural de Campinas.
Com a campanha ‘De Bem com a Vida’, a iniciativa ofereceu gratuitamente avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e checagem de peso, altura e circunferência abdominal com médicos, professores e alunos do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Cerca de 30 pessoas que apresentaram taxa de glicemia alta e histórico de Diabetes na família, tiveram consultas gratuitas agendadas na Clínica MEDMANDIC, a partir do dia 26 de novembro.
Diomar de Campos Rogero, que tem histórico de Diabetes, passou pelo atendimento e agendou a sua consulta no sábado. “Eu acho que é muito importante cuidar da saúde e todos nós precisamos de um bom atendimento, pois tem muita gente que não pode pagar um médico. Por isso, o que a MEDMANDIC e a Faculdade estão fazendo é fundamental”, disse ela.
Para Ana Maria Sorrosal e Roberval Costa, que passaram pelo atendimento neste sábado, esta é uma ação importante para a população. “A Clínica MEDMANDIC e a Faculdade São Leopoldo Mandic merecem os parabéns por proporcionarem esta ação para a sociedade”, disseram eles.
A atividade integra a terceira etapa das ações sociais promovidas pela MEDMANDIC para viabilizar o atendimento médico humanizado para beneficiar a população de Campinas e região.
Jose Luiz Bolognini também elogiou a ação. “Educação e saúde são muito importantes e tomara que mais ações como esta sejam realizadas”.
MEDMANDIC oferece consultas gratuitas para prevenção da Diabetes no Centro de Convivência Campinas
Com campanha ‘De Bem com a Vida’, clínica promove atendimentos gratuitos para população de Campinas e região no dia 10/11
Engajada em ações de prevenção das diabetes, a Clínica MEDMANDIC promove no dia 10 de novembro, das 9 às 14h, no Centro de Convivência Campinas, a campanha ‘De Bem com a Vida’. A iniciativa vai oferecer gratuitamente avaliação de glicemia, aferição de pressão arterial e checagem de peso e circunferência abdominal com médicos especialistas que são professores do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic. Na ocasião, também serão realizadas a triagem dos primeiros 50 pacientes que apresentarem hiperglicemia, histórico de diabetes para consultas especiais de prevenção de feridas no pé diabético na Clínica MEDMANDIC, que serão agendadas entre os dias 26 e 31 de novembro.
A atividade integra a terceira etapa das ações sociais promovidas pela MEDMANDIC para viabilizar o atendimento médico humanizado para beneficiar a população de Campinas e região.
Comemorado em novembro, o Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com ao Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os riscos dos crescentes números de diagnósticos no mundo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou o crescimento de 12% no número de mortes por diabetes entre 2010 e 2016. Foram 54.877 mortes em 2010 contra 61.398 no ano de 2016.