Aluno de Mestrado em Implantodontia tem trabalho aceito para publicação internacional
O aluno do curso de Mestrado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Mauricio Marcelos Harlos, desenvolveu um trabalho de pesquisa para avaliar a efetividade do vedamento bacteriano em pilares híbridos de zircônia em implantes de conexão interna cônica, por meio de uma análise microbiológica in vitro.
Orientado pela Prof.ª Dra. Elizabeth Ferreira Martinez, o estudo avaliou a passagem de fluidos (saliva e bactérias) entre o implante de conexão interna cônica e o intermediário (pino ao qual a prótese é cimentada) em 16 implantes e seus respectivos pilares.
Conclui-se que os pilares híbridos de zircônia com torque de instalação de 30N.cm sobre conexões internas cônicas são capazes de promover um selamento efetivo da interface pilar/implante. Se houvesse qualquer passagem, poderia haver contaminação da parte interna do implante, que se tornaria um reservatório de bactérias, causando uma gengivite peri-implantar e possível perda óssea, levando ao afrouxamento do implante.
O trabalho mostrou que para evitar este risco, quanto mais atarraxado estiverem os pinos, mas tempo de sobrevivência o dente terá.
Este trabalho foi aceito para publicação na revista científica internacional Implant Dentistry com o título “In Vitro Microbiological Analysis of Bacterial Seal in Hybrid Zirconia Abutment Tapered Connection”.
Alunos da SLMANDIC participam de módulo internacional na Universidade da Califórnia
Alunos do Curso de Mestrado em Ortodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic participaram, no período de 14 a 16 de novembro, do curso “Tratamentos Ortodônticos Compensatórios Complexos e Correções Ortopédicas com Auxílio de Micro-Implantes”, na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, EUA.
Aluna de Mestrado da SLMANDIC ganha Prêmio Bitufo/Prof. Manuel Carlos Müller de Araújo
Aluna de Mestrado de Ortodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Rio de Janeiro, Débora Fernandes Camilo Carvalho, foi uma das premiadas no 47º Encontro do Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria. A aluna recebeu o Prêmio Bitufo/Prof. Manuel Carlos Müller de Araújo – Painéis de Ortodontia, pela segunda colocação.