Dr. Jorge Ayala ministra aula especial para os alunos de mestrado dos Sistemas Ertty, na Faculdade São Leopoldo Mandic
Um dos maiores ortodontistas da atualidade, o chileno Dr. Jorge Ayala, está na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, ministrando uma aula especial e exclusiva para os alunos da primeira turma de Mestrado Sistemas Ertty, nos dias 6 e 7 de dezembro. A vinda do Dr. Ayala para o Brasil é um convite do amigo e colega Ertty Silva, especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial e coordenador executivo do Mestrado Sistemas Ertty, na SLMANDIC.
Nesta quinta-feira, dia 6, o auditório da Faculdade São Leopoldo Mandic ficou lotado para escutar o Dr. Ayala falar sobre o Sistema Face (Funcional And Cosmetic Excellence), que foi criado por ele e é referência mundial em tratamentos ortodônticos. Durante a aula, ele falou sobre a importância do diagnóstico correto para o sucesso dos tratamentos. “A maioria dos fracassos acontece por erros de diagnóstico”, enfatizou. Para ele, tanto o diagnóstico em Ortodontia quanto a DTM (Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial) são temas abordados de forma insatisfatória em muitas faculdades de Odontologia.
O Dr. Ayala mostrou, por meio da exposição de inúmeros casos clínicos, como se deve avaliar corretamente a oclusão, além de discutir a importância do Sistema Face e seus objetivos de tratamento, que são a estética facial e dentária, a oclusão funcional e a saúde articular e periodontal.
O Dr. Ertty Silva explica que a aula especial do Dr. Ayala representa uma grande oportunidade para os alunos do Mestrado conhecerem o que é a ortodontia de excelência.
“Os conceitos dos Sistemas Face e Ertty são complementares. É o encontro de dois grandes conceitos que se integram, de forma harmônica, para alcançar o resultado esperado. Buscamos o que é melhor para o paciente, que é a oclusão funcional, privilegiando a articulação temporomandibular e a oclusão”, comenta o Dr. Ertty.
“Queremos mostrar para os ortodontistas que é preciso estudar profundamente os conceitos dos mestres do passado e os conceitos da atualidade, para buscar a excelência na Ortodontia de uma vez por todas. Não devemos mais brigar por técnicas, mas por conceitos”.
A partir de 2019, serão lançados a 2ª Turma de Mestrado Sistemas Ertty, o curso de Especialização Sistemas Ertty e o curso de Doutorado Sistemas Ertty. Todos esses cursos terão aulas e meetings especiais com o Prof. Dr. Jorge Ayala.
Faculdade São Leopoldo Mandic sedia reunião do FOPROP
Assessor do Senador Agripino Maia participou do evento apresentando projeto de lei de criação d efundo privado para fomento de pesquisa
![]()
![]()
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, sediou nesta sexta-feira, 20 de abril, a reunião do FOPROP – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, para discussão de Financiamento da Pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), por parte governamental e por instituições particulares.
Vinte e dois representantes de Instituições de Ensino Superior do país estiverem presentes no Fórum, além de Murilo Medeiros, assessor do Senador Agripino Maia, que apresentou o Projeto de lei 158/2017 – de Pesquisa e Inovação -, de criação de fundo privado para fomento da pesquisa; da professora Adriana Tonini, que apresentou dados do financiamento e ações do CNPq, e do professor Paulo Barone (Secretário da Sesu), e membro do Conselho Nacional de Educação – CNE, que falou sobre a oferta do mestrado profissional a distância e o monitoramento e supervisão da Pós-graduação lato sensu no Brasil.
A reunião foi presidida por Marcelo Henrique Napimoga, Diretor de Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic, que foi eleito em 2017 como o representante das Instituições de Ensino Superior particulares do Brasil junto ao Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP.
O FOPROP realiza reuniões periódicas de cada um dos segmentos das Instituições de Ensino Superior, para que possam discutir as particularidades de casa IES. Anualmente, no mês de novembro, ocorre o Encontro Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), ocasião em que há um debate nacional sobre os rumos da pesquisa e Pós-graduação brasileira.
Aluno de Mestrado em Ortodontia da SLMANDIC participa de Fórum Internacional nos EUA
No último mês de fevereiro, o aluno de Mestrado em Ortodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Marcelo Segatto, coordenado pelo Prof. Dr. Jurandir Barbosa e orientado pelo Prof. Dr. Victor Angelo Martins Montalli, participou de um evento importante de Ortodontia nos Estados Unidos – o Fórum Damon Palma Desert EUA 2018.
O Fórum foi realizado para especialistas que utilizam a técnica de ortodontia autoligável do Sistema Damon e pela empresa Ormco, uma das maiores fábricas de produtos ortodônticos do mundo.
Dr. Marcelo Segatto participou de palestras com ortodontistas mundialmente renomados, incluindo a do Prof. Dr. Dwight Damon, idealizador dos braquetes utilizados no mundo inteiro, que apresentou um novo braquete ortodôntico e um fio de aço redesenhado para a obtenção de melhores resultados durante o alinhamento dos dentes, além de promover a redução do tempo de tratamento. “Tive a honra de participar destas palestras com profissionais reconhecidos, que apresentaram casos clínicos finalizados e mostraram como reduzir o tempo de tratamento ortodôntico de casos simples e de casos complexos”, disse ele.
Importantes empresas de tecnologia, voltadas para o crescimento do atendimento ortodôntico, mostraram ferramentas e programas altamente evoluídos para facilitar o dia a dia do ortodontista.
Para Dr. Marcelo Segatto, o encontro com colegas ortodontistas de vários países durante o evento também foi de grande importância, pela oportunidade de conhecer um pouco da experiência de atendimento e do trabalho de cada profissional em diferentes regiões do mundo.
SLMANDIC realiza terceira edição do EPPIC Day
Nesta última quarta-feira, 17 de janeiro, aconteceu na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, mais um EPPIC Day – evento destinado a alunos e professores dos cursos de Especialização em Reabilitação Oral e Mestrado em Implante, coordenados pelos professores Doutores Marcelo Lucchesi Teixeira e André Antonio Pelegrine, respectivamente.
Esta terceira edição trouxe o Prof. Dr. Paulo Vinícius Soares, da UFU-MG, que ministrou aula especial sobre “Lesões Cervicais não Cariosas”. Segundo os coordenadores do evento, Dr. Paulo Soares é considerado um dos “papas” da Odontologia Estética da atualidade.
O evento, que ocorreu no período de 8h00 às 17h00, reuniu cerca de 120 pessoas, entre alunos e convidados da Instituição.
Terceira edição do EPPIC Day acontece em janeiro na São Leopoldo Mandic
No próximo dia 17 de janeiro, no período de 8h00 às 17h00, acontece na Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas, mais um EPPIC Day – evento destinado a alunos e professores dos cursos de Especialização em Reabilitação Oral e Mestrado em Implante, coordenados pelos professores Doutores Marcelo Lucchesi Teixeira e André Antonio Pelegrine, respectivamente, e convidados da Instituição.
O palestrante desta edição será o Prof. Dr. Paulo Vinícius Soares, da UFU-MG, que irá falar sobre “Lesões Cervicais não Cariosas”. Segundo os coordenadores do evento, o prof. Paulo é considerado um dos grandes nomes da Odontologia Estética da atualidade.
O EPPIC Day tem o apoio da Supremo Instrumentais e Ultradent.
Professor da São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba ministra aula em Viena
O professor do Curso de Mestrado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Curitiba e coordenador do Curso Internacional no Miami Anatomical Research Center – M.A.R.C., Dr. Guenther Schuldt Filho, esteve em Viena (Áustria) neste mês de novembro de 2017, onde ministrou uma aula cujo tema abordado foi a “Manutenção do osso peri-implantar”, para dentistas, professores e alunos PhD da Universidade de Viena.
Guenther também participou de cirurgias de instalação de implantes e visitou o laboratório de Biologia Celular para verificar quais as últimas tendências no mundo da Regeneração Óssea. Segundo o Professor, “o uso de microscópios durante as intervenções cirúrgicas é uma realidade cotidiana dentro da Universidade de Viena e algo muito importante para a qualidade de intervenções que necessitam de alta precisão”. Ele ressaltou, ainda, que a Odontologia Austríaca se fundamenta em uma “Odontologia Baseada em Evidências”, diferentemente do atual panorama nacional.
Na mesma ocasião, o professor visitou uma ex-aluna que realiza estágio no Laboratório de Biologia Celular do Prof. Reinhard Gruber, orientador de Guenther durante o período em que realizou parte de seu Doutorado na cidade de Berna, na Suíça.
Pesquisa compara a temperatura gerada durante a instalação de implantes dentários
Durante a cirurgia para colocar implantes dentários ocorre a geração de calor, o que poderia causar a destruição do osso ao redor deles e o fracasso do tratamento. Josiane Nascimento dos Santos Melo, aluna de mestrado da São Leopoldo Mandic, fez uma pesquisa com a finalidade de verificar a relação entre implantes de diferentes diâmetros e o aquecimento ósseo durante a sua inserção.
No estudo, Melo comparou o aquecimento do osso durante a colocação de implantes de diferentes larguras (3.5, 4.3 e 5.0 milímetros). Ela constatou que não houve aumento de temperatura capaz de provocar a destruição do osso, em nenhuma das situações, nem na região mais superficial (osso mais duro), nem na mais profunda (osso mais maleável). No entanto, dentre as larguras de implantes analisadas, a que gerou o maior aumento de temperatura foi o implante de 4.3 milímetros.
A aluna da Implantodontia foi orientada pelo Professor Doutor Victor Montalli.
Estudo avalia o impacto de tratamentos restauradores em crianças de 7 a 9 anos de idade com cárie, em município de Goiás
A prevalência de cárie no Brasil ainda é um grave problema de saúde pública. Uma parte significativa da população, incluindo crianças e adolescentes, sofre com os impactos negativos da cárie dentária em sua qualidade de vida.
Para explorar alguns aspectos dessa realidade, a aluna de Mestrado em Odontopediatria da São Leopoldo Mandic, Patrícia Alves de Moura, orientada pelo professor doutor José Carlos Imparato, fez uma pesquisa que avaliou o impacto de tratamentos restauradores na qualidade de vida – relacionada à saúde bucal – de crianças de 7 a 9 anos com cárie, no município de Nova Gama, em Goiás.
No estudo, as crianças foram divididas em dois grupos: um foi tratado com Hall Technique (técnica que dispensa perfurações) e o outro com resina composta (método convencional). O resultado desses tratamentos foi mensurado por meio de um questionário aplicado antes do procedimento e após seis meses.
Em ambos os tratamentos, Moura avaliou que houve melhora na qualidade de vida das crianças com relação a diversos aspectos, como dor, mastigação, sono, autoestima, convívio social, evasão escolar e rendimento nos estudos.
“Pacientes com condições de saúde bucal deficiente, quando têm acesso a tratamento, de qualquer tipo, apresentam melhoras físicas, sociais e emocionais”, concluiu a aluna.
Trabalho analisa as citocinas de maior expressão em pacientes com peri-implantite
A Peri-implantite é uma doença que envolve a liberação de citocinas, mediadores que irão orquestrar as etapas dos processos inflamatórios. Este processo inflamatório na gengiva e no osso ao redor do implante pode resultar na perda óssea, fazendo com que os implantes fiquem soltos.
A aluna do curso de Mestrado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Andrea Queiroz Silveira, orientada pela Prof.ª Dra. Luciana Butini, avaliou a expressão de mediadores do processo inflamatório, que pode ocorrer em torno de implantes osseointegrados, comparando grupos com peri-implantite, mucosite, periodontite e pacientes saudáveis, de modo que pudessem ser utilizados como marcadores, norteando os clínicos na determinação de um diagnóstico mais precoce da doença.
No trabalho, foram estudadas 23 publicações e 11 foram submetidas à meta-análise de dados contínuos. Os resultados nas meta-análises referentes às citocinas obtidas no fluído crevicular peri-implantar revelaram que há forte associação com a peri-implantite, comparado aos grupos com saúde peri-implantar.
A conclusão apontou que pesquisas futuras devem ser realizadas para a obtenção de uma padronização dos parâmetros clínicos e radiográficos para o estabelecimento de uma classificação mais específica quanto à severidade da peri-implantite.
Estudo avalia incidência de fraturas de limas em retratamentos de canais
Apesar dos avanços metalúrgicos no processo de fabricação de limas de níquel-titânio, a fratura durante tratamentos e retratamentos endodônticos – indicados em casos em que a cura não foi alcançada com o tratamento primário -, continua a ser uma preocupação para os clínicos.
O propósito deste estudo da aluna de Mestrado em Endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Liliana Machado Ruivo, orientada pelo Coordenador do curso de Endodontia da São Leopoldo Mandic, Prof. Dr. Carlos Eduardo da Silveira Bueno, foi avaliar a incidência de fratura das limas reciprocantes Reciproc® R25 (VDW, Munique, Alemanha), durante a remoção do material obturador em retratamentos de canais dentários, realizados por alunos do curso de Pós-graduação em Endodontia.
Para isso, foram selecionados 1016 prontuários de atendimentos e 2.544 canais de dentes que sofreram reintervenção endodôntica. Sete instrumentos fraturaram durante a utilização.
Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que a incidência de fraturas com a lima Reciproc® R25 é relativamente baixa, o que possibilita o seu uso com total segurança.