Alunos do curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic participaram da quinta edição da Jornada de Antropologia e Odontologia Forense da FOUSP, que foi realizada no final de outubro, na Cidade Universitária da Capital.

A SLMANDIC foi representada por oito alunos de iniciação científica: Mariana Novaes e Pedro Gogolla (2º período Odontologia), Camila Haluska, Isadora Pedrotti e Leticia Forstner (4º período Odontologia), Carla Filus (6º período Medicina), Maria Luisa Penteado (6º período Odontologia) e Giulia Batistela (8º período Odontologia), acompanhados de seu orientador docente das Disciplinas de Odontologia Legal e Anatomia, Prof. Dr. Paulo Miamoto.

Os alunos apresentaram trabalhos na categoria painel, com foco em aplicações da tecnologia 3D de software aberto em técnicas de identificação humana por parâmetros dentais e estimativa de perfil bioantropológico. As iniciativas buscam oferecer mais ferramentas ao alcance dos peritos médicos  e odontolegistas, sendo desenvolvidas em parceria com pesquisadores de diversas universidades (Universidade de São Paulo – USP, Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal de Goiás – UFG) e polícias científicas (Polícia Federal – PF e Polícia Civil do Maranhão – PCMA).

O destaque da participação foi da aluna Mariana Novaes, que foi premiada em terceiro lugar por sua pesquisa “Análise 3D do sorriso em selfie com finalidade forense”, que trata de explorar o potencial dos autorretratos publicados em redes sociais quando comparados com modelos 3D de um cadáver desconhecido, na busca da identificação humana.

A Jornada foi organizada pelo Laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal (OFLAB-FOUSP), com apoio da Associação Brasileira de Odontologia Legal (ABOL).