Aconteceu no dia 6 de dezembro, na Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas o evento “Radiologia Odontológica: Perspectivas Futuras e Inteligência Artificial”, com a participação do Prof. Dr. Ruben Pauwels, pesquisador da Universidade da KU Leuven, Bélgica.

O objetivo da palestra foi o de fornecer uma visão geral dos aspectos técnicos da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), incluindo conceitos sobre o uso prático apropriado, bem como as possíveis inovações tecnológicas que podem ser implementadas em um futuro próximo. O evento abordou a Radiologia Odontológica a partir da ampla visão da Inteligência Artificial (I.A.).

Através de diferentes exemplos o palestrante discutiu os benefícios de se usar a TCFC, uma modalidade de imagiologia que apresenta um alto valor de diagnóstico, que oferece representações tridimensionais mais precisas e de alta qualidade dos elementos ósseos no complexo maxilofacial. Outro benefício amplamente explorado na palestra foi o uso de baixas doses de radiação.

Outra técnica abordada por Pauwels foi de a reconstrução de imagens na tomografia computadorizada, processo matemático que gera imagens tomográficas a partir de dados obtidos com raio-x, e que fornece muitos ângulos diferentes do paciente. A reconstrução da imagem tem impactos fundamentais na qualidade da imagem e, portanto, na dose de radiação. Para uma determinada dose de radiação, é desejável reconstruir imagens com o menor ruído possível, sem sacrificar a precisão e a resolução espacial da imagem. Reconstruções que melhoram a qualidade da imagem podem ser traduzidas em uma redução da dose de radiação, porque imagens da mesma qualidade podem ser reconstruídas em doses mais baixas.

É possível afirmar que a Endodontia, especialidade  em particular, têm sido beneficiada porque encontram por meio desta técnica aplicações úteis para o diagnóstico, tomada de decisão, plano de tratamento, como guia de procedimentos e na avaliação pós-operatória.