Alunos e professores do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, participaram do 1º Encontro de Saúde e Educação, no dia 18 de abril, nos Centros de Educação Infantis de Vinhedo, em uma ação intersetorial da Secretaria Municipal de Educação e da Saúde.

 O Encontro marcou o início do fortalecimento de uma parceria essencial para o desenvolvimento da primeira infância, por iniciativa da Coordenação de Educação Infantil e reuniu profissionais da rede de atenção básica de diversas especialidades (Nutrição, Saúde Bucal, Enfermagem e Pediatria), e a equipe de auxiliares de educação infantil  para esclarecimento de dúvidas que surgem no cotidiano do espaço educativo.  A coordenadora de Educação Infantil, Sueli Bufallo Paffaro, idealizadora do evento, salientou a dificuldade de promover uma deste porte, sendo necessária, inclusive, a uspensão das atividades assistenciais.

“A participação da Faculdade São Leopoldo Mandic propiciou a troca de informações com conteúdo científico de qualidade e a coleta de informações, que foi realizada pela equipe de 20 alunos e 3 docentes de Atenção primária à saúde para subsidiar as novas ações necessárias em prol do bem-estar das crianças, familiares, trabalhadores da Saúde e da Educação”, comentou a prof. ª Lia Steinberg.

 

O evento aconteceu nos Centros de Educação Infantis Pica-Pau, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa. Estiveram presentes na abertura, o Secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, que  ressaltou a importância deste Encontro para a qualificação cada vez mais necessária na educação infantil, e o Secretário de Saúde,  Alexandre Viola, que destacou a importância deste evento, que traz conhecimentos que beneficiam não apenas as 3.200 crianças atendidas pelos centros de  educação infantil,  como seus familiares e a comunidade.

 

“Agradecemos os 44 especialistas da saúde presentes no encontro, que puderam partilhar seus conhecimentos com os 488 servidores presentes, entre auxiliares de educação infantil, diretores, gestores, e outros profissionais das unidades escolares de Educação Infantil e àqueles que cooperam diariamente para o atendimento de mais de 3.200 alunos da Rede Municipal de Educação Infantil”, finalizou a Dra. Maria Alice Bunduky de Oliveira, gestora de saúde de Vinhedo.