O aluno de Doutorado em Implantodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic, Fernando Fusari Bento de Lima, recebeu um prêmio na última edição do CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizado no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, Capital.

Fernando Lima foi premiado na segunda colocação no Fórum Científico do CIOSP, com o trabalho “Análise microscópica de alvéolos reparados por 3 técnicas de preservação alveolar. Um estudo clínico randomizado”, com orientação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Francischone.

O processo alveolar é um tecido dependente dos elementos dentários. Assim, após uma extração de dente, a disponibilidade de osso para a instalação de um implante osseointegrável é diminuída com o passar do tempo. Por isso, o planejamento de implantes deve ser iniciado no ato da exodontia, utilizando-se manobras de preservação do rebordo alveolar e consequente manutenção da estrutura óssea.

O trabalho apresentado pelo Dr. Fernando Lima, analisou microscopicamente a qualidade e a quantidade de osso formado nos alvéolos reparados após a extração de um elemento dentário, quando aplicada uma das três técnicas de preservação do osso alveolar para manter a morfologia do osso remanescente, visando a instalação futura de um implante osseointegrável.

“Neste trabalho”, explica Fernando, “utilizamos três técnicas de preparação microscópica para analisar os diversos componentes do tecido ósseo e pudemos avaliar individualmente as células ósseas, a parte orgânica e a parte mineral de cada amostra e, consequentemente, comparar as três técnicas. Os resultados demonstraram que a regeneração óssea guiada apresentou melhor qualidade e quantidade de osso neoformado, porém as demais técnicas mostraram osso com qualidade e quantidade suficientes para receberem um implante osseointegrável”.

O CIOSP é um dos maiores eventos da área odontológica da América Latina. Reúne profissionais renomados do Brasil e exterior para apresentar temas de grande importância para a odontologia. Além do encontro científico, palestras, workshops e apresentação de trabalhos, há também, uma grande feira comercial com lançamento de produtos.