Nesta sexta-feira, 21 de setembro, a Faculdade São Leopoldo Mandic realizou o evento “Imersão em Terapêutica Medicamentosa para a Clínica Odontológica”, na sede da Instituição, em Campinas, com apoio da EMS.

A palestra, certificada pela SLMANDIC, foi ministrada pela Prof.ª Juliana Cama Ramacciato e pelo Prof. Rogério Heládio Lopes Motta, ambos doutores em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica Medicamentos da Faculdade São Leopoldo Mandic.

O evento aconteceu durante todo o dia e contou com a presença de cerca de 150 pessoas, a maioria formada por estudantes e profissionais da Odontologia. No período da manhã, a Prof.a Juliana falou sobre anestésicos e controle de dor. Dentre os temas abordados, ela destacou a importância de respeitar o histórico de alergias do paciente, antes de iniciar um tratamento odontológico. “Por menor que seja o contato, a reação pode ser enorme”, enfatizou.

Toxicidade, metabolização e eliminação de substâncias anestésicas, as melhores associações entre os medicamentos, contraindicações diante de problemas de saúde, uso de vasoconstritores também foram assuntos abordados pela professora.

À tarde, o Prof. Rogério falou sobre o uso racional de antimicrobianos – tempo de uso, tipos, posologia e via de administração. Ele frisou que é importante os dentistas estarem atentos sobre a necessidade de diminuir o tempo de administração de antimicrobianos. Muitos dentistas receitam esses remédios por até 7 dias.

Ele também expôs dados de pesquisas científicas sobre a azitromicina e o risco de morte cardiovascular, os mitos e as verdades da prescrição de antimicrobianos, a profilaxia para endocardite e as superbactéricas. O dia terminou com a discussão de casos clínicos.

Confira mais imagens do evento na galeria: