No último dia 20 de setembro, a Faculdade São Leopoldo Mandic realizou o “Workshop de Imagens 3D”, para conhecer as aplicações do software Mimics no ensino e nas pesquisas relacionadas à Cirurgia Bucomaxilofacial e à Radiologia Odontológica.

No Laboratório de Planejamento Virtual da Faculdade SLMANDIC alunos e professores de graduação e pós-graduação das áreas acima citadas participaram de um hands on com os softwares Mimics e 3-Matic da empresa Materialize – pioneira no desenvolvimento de soluções ao utilizar imagens tridimensionais.

Segundo o palestrante, Prof. Dr. Bruno Barreto, a geração de imagens 3D tem crescido bastante e vem sendo amplamente utilizada em estudo de casos, planejamento e simulação de intervenções cirúrgicas, treinamento de procedimentos complexos e geração de dispositivos paciente-específicos, principalmente em casos cirúrgicos complexos, com a presença de lesões císticas ou tumorais, cirurgias ortognáticas.

“Com a grande diversidade de tratamentos disponíveis na Odontologia, muitas vezes o cirurgião é desafiado a tomar decisões sem ter total entendimento sobre o cenário em que estão trabalhando”, explica ele. “O uso de modelos anatômicos, provenientes das imagens dos pacientes, traz uma nova perspectiva nos tratamentos, ajudando os profissionais da saúde a tomarem decisões mais assertivas, e aumentando a previsibilidade dos resultados”, esclarece.

Segundo a Prof.ª Dra. Francine Panzarella, Coordenadora do Curso de Radiologia e Imaginologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, uma licença do software Mimics será disponibilizado para o desenvolvimento de pesquisas na área da Odontologia.  “Em breve, também faremos um evento como este para os professores do curso de Medicina da Faculdade”, diz ela.