Um encontro virtual, repleto de informações e, principalmente, focado na pandemia e no futuro que nos aguarda. Assim foi a palestra virtual ´Aspectos Práticos de Avaliação na Atuação Profissional’, promovida pela Faculdade São Leopoldo Mandic, em 19 de maio, e direcionada a professores de odontologia, cirurgiões-dentistas, e alunos de pós-graduação em Odontologia da Faculdade.
A ideia foi abordar temas que não estão diretamente ligados à odontologia, mas que são muito importantes para a área, especialmente neste período. Mais de 120 pessoas acompanharam os ensinamentos focados em planos de ação que incluem desde Marketing e Inovação até Negócios e Finanças.
Os conteúdos foram ministrados por profissionais da própria Instituição: o Diretor-geral, Prof. Dr. José Luiz Cintra Junqueira; em parceria com o Profissional em questões Administrativas e de Negócios Prof. Luís Fernando Freitas; com o apoio da Especialista em Radiologia e Profa. Dra. Mariana Quirino Silveira Soares.
De acordo com Freitas, os profissionais da odontologia precisam entender e seguir 3 etapas, sendo, a primeira delas, Proposta de Ações Imediatas, que envolve: análise SWOT1, relacionamento com o cliente2, e planejamento financeiro3. “Se possível, também é interessante: estruturar o marketing (para mostrar mais o seu nome e o seu serviço ao mercado), treinar a equipe, investir em tecnologia e planejar os estudos.”
Já a segunda etapa, Tratativas Individuais, inclui: o marketing pessoal e o desenvolvimento humano, assuntos que estão muito em pauta, atualmente. “É fundamental estabelecer e entender alguns fatores sobre você: identidade, imagem, reputação, diferenciais e posicionamento. Lembrando que a confiança gera mais credibilidade e, consequentemente, mais oportunidades”, complementa Freitas.
Por último, mas não menos importante, temos a terceira etapa, abordada por Quirino: Estudos, Conhecimento e Trajetória. “Tenha sabedoria técnica, se aprofunde em algum tema, tente evoluir continuamente, faça uma curadoria englobando tudo aquilo que é mais interessante para você”, orienta a professora.
E ela ainda complementa, dizendo que as nossas habilidades dividem-se em: hard skills (ou habilidades mais difíceis, em português), que são a nossa formação, os cursos que fizemos, os idiomas que dominamos, a facilidade com informática e, logicamente, a experiência clínica; e soft skills (ou habilidades mais tranquilas, em português), que compreendem o saber lidar com a comunicação interpessoal, ter pró-atividade, senso de liderança e capacidade analítica, além de facilidade para persuadir, resolver conflitos e trabalhar sob pressão. “Se nos compararmos a uma árvore, as raízes são as hard skills. Elas nos seguram e nos oferecem uma base. Enquanto as folhas são as soft skills, também importantes, mas que complementam a base forte.”
Para reforçar as afirmações dos demais professores, Junqueira disse que não devemos escolher entre a saúde ou os negócios, e sim focar nas duas coisas. E que não podemos, em hipótese alguma, desanimar, pois esse não é o primeiro desafio que enfrentamos. “Vamos vencer essa fase. E aqui estão alguns motivos para acreditarmos: aumentou o volume de dinheiro investido na economia, e as pessoas estão enxergando a necessidade de cuidar da saúde. E, claro, vocês estarão à frente dos demais profissionais, uma vez que buscam o conhecimento e estão se preparando para tudo isso”.
Ele acrescenta: “acredite no seu potencial e seja positivo. Continue se aperfeiçoando e expandindo a sua atuação. Peça ajuda, se precisar. Realize uma coisa por vez, mas não deixe de fazer. Não espere a reconfiguração do mercado para agir. E não se venda com descontos além do normal.”
Lembre-se: essas são atitudes que vão separar você de outros profissionais. Que vão fazer com que esteja à frente da concorrência e ganhe mercado. Precisando de ajuda ou mais informações, a Faculdade São Leopoldo Mandic está com inscrições abertas para o curso ´Capacitação em Marketing e Gestão Estratégica (MEC)´, coordenado pelo Prof. Dr. José Luiz Junqueira. Não fique de fora!
Legenda:
Análise SWOT1: estudo que ajuda a identificar forças e fraquezas (que dependem apenas de nós mesmos) e também oportunidades e ameaças (que dependem do mercado, e de outros negócios e pessoas).
Tratativas Individuais2: monte uma lista, separe os clientes por segmento. Faça contato com eles, seja por ligação ou por mensagem. Pergunte se está tudo bem, se precisam de algo. Informe quais são os cuidados que você está tomando no consultório, quais são os horários de atendimento, ou repasse informações da área (que possam ser interessantes ao paciente).
Planejamento Financeiro3: anote despesas, custos, impostos, ganhos/retiradas, vendas/serviços, descontos, inadimplências, formas de recebimento. Depois de tudo isso, analise os dados que tem em mãos. Pense no que você precisa fazer frente a esse cenário.