Relatório da SAS Brasil detalha ações realizadas pela parceria com a Faculdade no ano passado
A parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a startup social SAS Brasil impactou mais de 70 mil pessoas, somando todas as ações sociais desenvolvidas somente no ano passado. A informação foi revelada no Relatório Anual 2021 da SAS Brasil, no qual detalha as iniciativas em colaboração com a Faculdade durante o último ano, que contaram com as ações de capacitação de profissionais da saúde, extensão universitária e ações presenciais, como mutirões de saúde. O estudo está disponível gratuitamente para download.
Clique aqui e faça o download do Relatório Anual 2021
O relatório aponta que, mesmo com os desafios apresentados pela pandemia, a parceria entre a Faculdade São Leopoldo Mandic e a SAS Brasil provou, mais uma vez, que é possível unir educação, prática e impacto social.
A estudante do último ano de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Bruna Albertini Reis, que auxiliou na coordenação na expedição em Santo Amaro (MA), diz que a sua trajetória profissional e acadêmica foi transformada pela sua participação na iniciativa. “É um grande privilégio ser aluna da São Leopoldo Mandic e ser transformada pela parceria com a SAS Brasil”.
Assista ao vídeo da parceria:
Capacita: UTI Covid
A parceria entre as instituições realizou a Operação Capacita, focada no treinamento de profissionais de saúde para atuação em UTIs para Covid-19. A ação teve início em abril, com um projeto piloto em Campinas, envolvendo alunos e docentes da Faculdade. Posteriormente, o projeto foi levado a outros municípios.
Ao todo, a iniciativa treinou 379 profissionais, beneficiando 95 municípios, que impactou diretamente uma média de 37.900 pacientes.
Extensão Universitária
O Programa de Extensão Universitária em Telemedicina tem como objetivo promover o atendimento por telessaúde e a educação em saúde por meio de teleconsultas para pacientes de comunidades vulneráveis do Brasil, sendo instrumento de formação em saúde digital para alunos universitários das áreas da saúde.
Foram 178 consultas totais realizadas, atendendo a 303 pessoas, impactando um total de 570 pessoas.
Mutirão em Cavalcante (GO)
Entre os dias 21 e 23 de junho de 2021, foi realizado o Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança no município de Cavalcante, em Goiás. Após o mapeamento dos problemas de saúde da comunidade, foram atendidos pacientes de 7 comunidades quilombolas da região. A ação reuniu 36 voluntários da Faculdade São Leopoldo Mandic, entre professores e alunos dos cursos de Medicina e Odontologia.
Nessa ação, foram realizados 1.326 atendimentos a 367 pessoas, beneficiando mais de mil pessoas da comunidade.
Mutirão em São Amaro (MA)
Uma das cidades com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão, estado mais pobre do Brasil, o município de Santo Amaro recebeu a Unidade de Telemedicina Avançada no primeiro semestre de 2021 que, desde então, tem impactado o acesso à saúde especializada na região.
Na ação, que contou com 87 voluntários, realizou 1.888 consultas, atendendo a 1.083 pessoas e beneficiando um total de 6.574 pessoas.
SAS Brasil
A SAS Brasil é uma startup social e instituição de saúde do terceiro setor que atua de forma itinerante em municípios com população carente de acesso a médicos especialistas, em prol da promoção de soluções de acesso à saúde no País. Desde 2013, a organização social leva atendimento médico gratuito e impacta diretamente a fila de espera por consultas especializadas nessas regiões do Brasil.
A SAS Brasil já beneficiou mais de 130 mil pessoas, em mais de 300 cidades de 22 estados brasileiros. Para as crianças, o foco da atuação é no tratamento odontológico e oftalmológico completo, com realização de cirurgias odontológicas e doação de pares de óculos. Para as mulheres, o foco é na prevenção e tratamento do câncer de colo de útero e de pele em fases iniciais.