A Faculdade São Leopoldo Mandic divulga os projetos contemplados com bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica – o PIC 2016/2017. São 11 bolsas no total, sendo cinco provenientes da cota do CNPq e seis institucionais.
A seleção dos bolsistas foi feita com base no desempenho acadêmico do aluno, no currículo do orientador e no mérito do projeto, julgado por avaliadores externos, conforme edital.
Confira, abaixo, os 11 projetos contemplados com bolsas.
PIBIC:
– Efeito in vitro da ação do cicloroacetato de sódio sobre células neoplásicas malignas derivadas de carcinoma epidermóide.
– Efeito de vernizes fluoretados na remineralização de lesões de cáries artificiais em esmalte.
– Avaliação da expressão de TNF-a; IL-1 e IL6 após a aplicação de ácido hialurônico e ácido poli-láctico em derme: estudo in vivo.
– Resistência à fratura de molares restaurados com resinas bulkfill de diferentes viscosidades submetidos ou não à ciclagem mecânica.
– Influência da concentração de epigalocatequina galato na resistência de união intrarradicular de pinos de fibra de vidro cimentados com sistema adesivo e agente resinoso convencionais.
Institucional:
– Acompanhamento de ingressantes e egressos do Programa de Iniciação Científica da faculdade São Leopoldo Mandic.
– Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) utilizando um modelo de simulação realística de alta fidelidade.
– Influência da Adição de Nanotubos de Dióxido de Titânio nas Propriedades Antimicrobianas do Cimento de Ionômero de Vidro Convencional.
– Influência do método de coleta de polpa dental de dentes permanentes na viabilidade e capacidade de diferenciação das células-tronco mesenquimais adultas derivadas da polpa dental.
– Impacto da Educação em saúde no consumo de água utilizada para higienização bucal em escolares.
– Percepção e conhecimento de enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre odontologia hospitalar.
Outros 26 projetos de alunos dos cursos de Medicina e de Odontologia foram aprovados para Iniciação Científica Voluntária (sem bolsa).
O PIC tem por objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação em atividades científica e tecnológica; proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, e viabilizar uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
Os resultados das pesquisas desenvolvidas no programa PIC 2016/2017 serão apresentados no Seminário de Iniciação Científica – SEMIC, que será realizado em outubro de 2017.