A instituição elevou a nota recebida na avaliação anterior em diferentes áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação
A Faculdade São Leopoldo Mandic, referência no ensino de Odontologia e Medicina, foi coroada com conceito 5 da CAPES – MEC em seus programas de mestrado e doutorado em ciências odontológicas nas áreas de concentração de Clínicas Odontológicas, Ortodontia, Implantodontia, Odontologia Legal e Patologia Bucal. A avaliação refere-se aos anos de 2017 a 2020 e teve a sua nota divulgada, após o anúncio do acordo entre a CAPES e o Ministério Público Federal (MPF), que pôs fim à ação civil pública que impedia a publicação dos resultados finais da análise.
A publicação do acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e o MPF foi realizada no último dia 06 de setembro e derrubou a liminar que suspendia qualquer atividade da Avaliação Quadrienal, sistema desenvolvido pela CAPES para definir a entrada e permanência dos cursos de mestrado e doutorado no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
O diretor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade São Leopoldo Mandic, Prof. Dr. Marcelo Henrique Napimoga, celebrou o acordo e a oportunidade de divulgar as notas conquistadas pelos programas da instituição. “Ficamos muitos felizes que no ano em que completamos duas décadas do início dos nossos programas, a área de Odontologia na CAPES destacou, mediante a todos os indicadores existentes, a consistência na nossa proposta e na produção científica qualificada, tanto do corpo docente como discente, bem como o impacto científico e social das atividades”, destaca.
Os programas de mestrado e doutorado acadêmicos da São Leopoldo Mandic, qualificados anteriormente com a nota 4, receberam, desta vez, a nota 5 nas áreas de Clínicas Odontológicas, Ortodontia, Implantodontia, Odontologia Legal e Patologia Bucal. Enquanto isso, o programa de mestrado profissional em Odontologia com 14 áreas de concentração manteve a nota 4. A Faculdade também teve avaliado o curso de mestrado em ciências médicas nas áreas de Medicina Translacional ou Cirurgia Minimamente Invasiva. O programa foi criado em 2020 e, por ainda estar no início da sua implantação, recebeu nota 3.
De acordo com o Diretor Geral da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. José Luiz Cintra Junqueira, os resultados relevantes obtidos pelo Programa de Pós-Graduação da instituição são fruto de um trabalho sério e comprometido com a qualidade do ensino. “Estamos orgulhosos do caminho que começamos a trilhar há vinte anos, quando implementamos os cursos de mestrado e doutorado em Odontologia na Faculdade. Elevar o conceito dos Programas na CAPES – MEC nos motiva ainda mais a aperfeiçoar os nossos programas e seguir contribuindo para a formação de profissionais de excelência na área da saúde”, diz.
A Avaliação Quadrienal
A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, como foi estabelecida em 1998, é orientada pela Diretoria de Avaliação/CAPES e conta com a participação da comunidade acadêmico-científico, por meio de consultores ad hoc. Isto é, profissionais externos, pertencentes a instituições públicas ou privadas, responsáveis por colaborar com a emissão de pareceres sobre atividades técnico-científicas.
A diretoria avalia até 49 áreas de concentração, número vigente desde 2017, e considera, no caso das ciências odontológicas, critérios como a quantidade e qualidade das publicações científicas realizadas, o número de alunos titulados no quadriênio, a alocação dos egressos no mercado de trabalho, além do impacto social que o programa de pós-graduação promove com a produção tecnológica, científica e de formação pessoal.
Entre os indicadores analisados, Dr. Napimoga destaca o expressivo número de mestres e doutores titulados. “Neste quadriênio, entre 2017 a 2020, titulamos 269 doutores e 1474 mestres profissionais que estão contribuindo com o desenvolvimento da ciência brasileira e com a transformação da sociedade, a partir da saúde e suas evidências científicas”, diz. E completa. “O alto índice de profissionais formados reflete a importância de contarmos com uma infraestrutura equipada com tecnologia de ponta e um grupo de docentes e corpo técnico altamente qualificado”, finaliza.
Sobre a São Leopoldo Mandic:
Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 13 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Possui laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, HUB de Inovação e projetos como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico a comunidades carentes. O corpo docente é formado por professores e doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem nove unidades distribuídas pelo País. Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.