Com o tema “Pronto Atendimento: Uma abordagem dinâmica”, alunos do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic realizam mais uma edição do Congresso Médico Acadêmico – COMA SLM, no Hotel Nacional Inn, em Campinas (SP).
Divido em quatro importantes áreas de atuação – Trauma, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Queimados – profissionais renomados discutiram temas como Catástrofes; os riscos da Eclâmpsia e Hemorragia puerperal; as Intoxicações e Acidentes por submersão que ocorrem com crianças; Atendimento pré-hospitalar e Cuidados iniciais para pessoas que sofrem de graves queimaduras.
O evento foi aberto pela Presidente do Congresso Médico Acadêmico, a aluna Maria Victoria da Silva Ferraço. Em seguida, Dr. Rafael Curado falou sobre Catástrofes, dentro do tema Trauma. Dr. José Paulo Guida explicou os riscos da Eclâmpsia para as gestantes e Dr. Caio Hartman falou sobre Hemorragia puerperal, na área de Ginecologia e Obstetrícia para os cerca de 250 alunos de Medicina.
A parte da tarde foi dedicada à Pediatria e Queimados. A Dra. Camila Carbone Prado alertou sobre os riscos da Intoxicação em crianças. Já o Dr. Marcelo Baciela falou sobre os Acidentes por submersão (afogamentos), que são responsáveis pela maior causa de mortes acidentais em menores de quatro anos de idade.
A última parte do evento foi dedicada às pessoas que sofrem queimaduras graves. Dra. Juliana Matsuguma falou como deve ser o Atendimento pré-hospitalar para queimados e Dr. Flavio Novaes apresentou os Cuidados iniciais, que são primordiais para o tratamento.