A Faculdade São Leopoldo Mandic discute contexto nacional e mundial das Arboviroses em curso que será realizado nos dias 02 e 09 de abril de 2016, pelo médico André Ricardo Ribas Freitas, professor do Curso de Graduação em Medicina da SLMANDIC e epidemiologista do Programa Municipal de Controle de Arboviroses, Departamento de Vigilância em Saúde – DEVISA e Secretaria Municipal de Campinas.
O curso “Atualização em Arboviroses: vigilância, controle e assistência ao paciente com Dengue, Chikungunya e Zika”, condensará as informações mais recentes e as evidências científicas sobre aspectos da vigilância, controle e assistência ao paciente com estas doenças e visa atualizar médicos, enfermeiros e demais profissionais da área da saúde sobre diagnóstico, manejo clínico e organização da rede em situações de epidemia, bem como o cenário atual do desenvolvimento de vacinas.
O uso da vigilância em Saúde como conceito para controle destes agravos; fluxos e investigação da Dengue, Zika e Chikungunya de acordo com as evidências científicas mais recentes; investigação de gestantes com suspeita de Zika; recém-nascidos com microcefalia e síndromes neurológicas associadas ao Arbovírus (Síndrome de Guillain-Barré, encefalites e mielites) também serão apresentados.
Dr. André Ribas Freitas orientará o uso do Google Earth® como ferramenta de vigilância epidemiológica, além de métodos, tecnologias e produtos empregados atualmente no Brasil e em outros países para monitoramento e controle do Aedes.
“É fundamental que os profissionais estejam preparados para o enfrentamento da Zika, Dengue e Chikungunya e outras Arboviroses transmitidas pelo Aedes, pois o momento epidemiológico é de muita preocupação”, diz André Ricardo Ribas Freitas.
Serão discutidas, também, perspectivas de novas tecnologias e as vantagens e desvantagens do uso de Wolbachia, georreferenciamento, drones e mosquitos geneticamente modificados.
Como complemento, serão apresentados outros arbovírus, como West Nile, Saint Louis, Mayaro, Oropouche, Rift Valley, Ross River e Barmah Forest e as possibilidades de ocorrência destes vírus no Brasil.
O curso acontecerá nos dois dias, no período de 8h00 às 17h30, na Faculdade São Leopoldo Mandic – Unidade Campinas, à Rua Jose Rocha Junqueira, 13, Swift, Campinas (SP).