Aberto ao público geral, evento integra as ações de prevenção do Agosto Branco, mês de conscientização sobre o câncer de pulmão
Tabagismo e o uso de cigarros eletrônicos serão os temas do simpósio “A Escalada da Nicotina”, promovido pela Faculdade São Leopoldo Mandic. O evento gratuito acontece em 5 de setembro, das 13h às 19h15, na sede da Faculdade, em Campinas (SP), e ainda engloba a campanha de prevenção do Agosto Branco contra o câncer de pulmão. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar a inscrição pelo site.
Como explica o pneumologista e professor da Faculdade São Leopoldo Mandic, Dr. Ricardo Siufi, o objetivo do evento é transmitir informações detalhadas sobre os impactos da dependência tabágica nas pessoas e discutir a popularização dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF´s). “Atualmente, mais de 20% dos jovens, entre 18 e 24 anos, já utilizaram algum tipo de DEF’s. Diante disso, a nossa missão é conscientizar tanto as pessoas fumantes, como as não fumantes, sobre os efeitos provocados por esses dispositivos na saúde respiratória e na qualidade de vida, de modo geral. Falar sobre tabagismo é falar sobre a principal causa de morte evitável em todo o mundo”, afirma.
Responsável pela coordenação do simpósio, Dr. Siufi explica também que os cigarros eletrônicos geram, em muitas pessoas, uma falsa sensação de serem menos prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais. “Devido à sua estética inovadora e aos mais de 20 mil sabores e essências disponíveis no mercado para abastecerem esses dispositivos, imagina-se que eles sejam menos invasivos do que os cigarros industriais, o que não é verdade. O uso de cigarros eletrônicos também pode causar doenças respiratórias, como pneumonia e câncer de pulmão, transtorno ansioso depressivo, ideação suicida e riscos cardiovasculares”, explica.
Entre os temas que serão abordados durante o simpósio “A Escalada da Nicotina” destaque para as palestras sobre os principais tipos e formas de consumo da nicotina e suas respectivas patologias orais, os malefícios da utilização dos DEF´s, a abordagem farmacológica na cessação tabágica.
Caso todas as vagas disponíveis para participar do evento sejam preenchidas, os inscritos receberão um link, via e-mail, para assistir o simpósio ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.
Confira a programação completa do simpósio “A Escalada da Nicotina”:
– 13:00 – 13:30 – Rafael Ricieri Julia Salamonde: Abertura do evento.
– 13:30 -14:15 – Dr. Ricardo Siufi Magalhâes: “Os tipos e as formas mais comuns de consumo de nicotina – como chegamos aos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs)? ”.
– 14:15 – 15:00 – Dr. André Luiz Dressler Hovnanian: “Contexto histórico do consumo de tabaco no mundo e a legislação/estratégias contra o tabagismo no Brasil”.
– 15:00 – 15:45 – Drª. Renata Cruz Soares de Azevedo: “Dependência nicotinica – os mecanismos e a abordagem comportamental”.
– 16:00 – 17:45 – Dr. Antonio Carlos Gomes Barros Júnior: “Malefícios dos dispositivos eletrônicos para fumar – o dano esta só no pulmão? ”.
– 17:45 – 18:30 – Dr. Pedro Maximink Esteves Villar: “Abordagem farmacológica na cessação tabágica – quais são as últimas evidências?”.
– 18:30 – 19:15 – Dr. Victor Angelo Martins Montalli: “Patologias orais nas diferentes formas de consumo de nicotina – qual o papel dos dispositivos eletrônicos para fumar? ”.
– 19:15 – Rafael Ricieri e Julia Salamonde: Encerramento do evento.
Serviço:
Simpósio sobre Tabagismo e Cigarros Eletrônicos: A Escalada da Nicotina
Data: 05 de setembro de 2022.
Horário: Das 13h às 19h15.
Local: Auditório 1 (Bloco J) e Auditório 3 (Bloco H) da Faculdade São Leopoldo Mandic -Rua José Rocha Junqueira, 13 – Ponte Preta – Campinas (SP).
Sobre a Faculdade São Leopoldo Mandic
Considerada, há 13 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.
Informações à imprensa:
Sílvia Balbo Messias
silvia.balbo@12k.com.br
(19) 3211-3878
Diego Barbosa Cunha
diego.barbosa@12k.com.br
(19) 3211-3815