Parceria levou atendimentos médicos gratuitos para SP, RJ, CE, RN, PE, PB e MA
São Paulo, março de 2022 – A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade de todo o país, e a Faculdade São Leopoldo Mandic, que oferece os cursos de Medicina e Odontologia, provaram que é possível unir educação, prática e impactar socialmente. Com a parceria “Educação, Prática e Impacto Social”, dividida em 3 programas: Operação Capacita, Programa de Extensão Universitária em Telessaúde e Mutirões de atendimentos presenciais, o resultado foi o impacto gerado em cerca de 70 mil pessoas, em 2021.
Os alunos da São Leopoldo Mandic embarcaram nesta aventura com a SAS Brasil e viveram experiências únicas, que os levaram a crescer não só como estudantes, mas como futuros profissionais da saúde, que se preocupam com olhar os pacientes de forma integral. “Essa experiência vivida pelos estudantes é transformadora”, diz Dra. Fabiana Succi, Diretora do curso de Medicina da São Leopoldo Mandic. “O crescimento e a maturidade que adquirem muda a forma de verem a vida e de valorizar a sua profissão”.
A médica especialista em inovações para o acesso à saúde, Adriana Mallet, CEO e co-fundadora da SAS Brasil, comenta a importância da parceria e os seus impactos na formação de futuros médicos. “Para nós, é uma imensa alegria contarmos com funcionários, professores e estudantes de medicina, da São Leopoldo Mandic, nas nossas expedições, nos apoiando na democratização do acesso à saúde em diferentes regiões do país, muitas fora do eixo Rio-São Paulo. Hoje, como médica, olho para os estudantes e vejo muita energia, o que me relembra os meus tempos na universidade. Percebo também como a SAS está contribuindo para uma formação de futuros profissionais humanizados, que olham no olho dos pacientes, explicam suas dúvidas com calma e acolhem, ” explica.
Saiba mais sobre os números da parceria:
- Operação Capacita:
Operação Capacita, força-tarefa focada no treinamento de profissionais de saúde para atuação em UTIs Covid-19. A ação começou em abril, com um projeto piloto em Campinas (SP), que envolveu alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, e percorreu 8 estados diferentes.
Dados:
Mais de 1.000 profissionais inscritos;
379 pessoas treinadas;
95 cidades beneficiadas;
Em média, 37.900 pacientes beneficiados;
9,8 grau de satisfação;
9,84 avaliação dos instrutores.
- Programa de Extensão Universitária em Telessaúde:
O projeto foi pensado para oferecer a alunos de medicina, enfermagem e odontologia uma trilha exclusiva, preparando esses profissionais para o futuro da saúde no Brasil.
Com três principais fases: Iniciação, Desenvolvimento e Prática, a extensão da SAS Brasil tem o objetivo de promover o atendimento por telessaúde e a educação em saúde através de teleconsultas para pacientes de comunidades vulneráveis do Brasil, assim sendo instrumento de formação em saúde digital para alunos universitários das áreas da saúde.
Dados das teleconsultas:
178 Consultas;
303 Pessoas atendidas;
570 Pessoas impactadas.
- Mutirões de atendimentos presenciais
Mutirão em Cavalcante – GO
Entre os dias 21 e 23 de junho, a SAS Brasil realizou o Mutirão de Saúde da Mulher e da Criança na cidade de Cavalcante, em Goiás. A ação é a segunda etapa do atendimento iniciado durante os mutirinhos realizados em fevereiro e junho, quando a startup social realizou o mapeamento dos problemas de saúde das mulheres e crianças nas áreas de ginecologia, dermatologia, oftalmologia, odontologia, pediatria e nutrição. Ao longo de três dias, foram atendidos pacientes de 7 comunidades quilombolas da região, entre mulheres e crianças.
A ação reuniu 36 voluntários, entre médicos, dentistas, professores e alunos da SLM para a doação de óculos, pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas para a remoção de lesões que podem evoluir para câncer de colo de útero e de pele e procedimentos odontológicos. Durante a ação, os alunos puderam acompanhar pela primeira vez o uso da telecolposcopia nos atendimentos da SAS Brasil.
Dados:
1.326 Atendimentos Realizados;
367 Pessoas Atendidas;
1.001 Beneficiadas;
23 Óculos Doados;
36 Voluntários.
Mutirão em Santo Amaro – MA
Santo Amaro é uma das cidades com o menor IDH no Maranhão, o estado mais pobre do Brasil. A SAS Brasil chegou na cidade com a Unidade de Telemedicina Avançada no primeiro semestre de 2021 e, desde então têm impactado o acesso à saúde especializada na região.
Entre os dias 9 e 11 de dezembro a startup social chegou à cidade com um grupo de alunos e professores para a primeira ação presencial na cidade. Foram realizados atendimentos de oftalmologia, ginecologia, dermatologia, clínica médica, otorrinolaringologia, nutrição e odontologia.
Dados:
1.083 Pessoas Atendidas;
6.574 Pessoas Beneficiadas;
1.888 Consultas Totais;
1.040 Procedimentos Totais;
7 Especialidades Oferecidas;
87 Voluntários.
Confira o vídeo das ações neste link.
Sobre a São Leopoldo Mandic:
Considerada, há 13 anos consecutivos, uma das dez melhores instituições de ensino superior do País segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, em seu corpo docente, professores doutores com vasta produção científica formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração, clínicas odontológicas completas, cenários de prática em hospitais e Unidades Básicas de Saúde conveniados, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, bem como atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários. Dispõe de laboratórios de simulação realística, recursos modernos para diagnóstico e treinamento e HUB de Inovação, que estão a serviço dos cursos de graduação e pós-graduação. Conta também com projetos de extensão como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico às comunidades carentes. A Faculdade São Leopoldo Mandic possui outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic; instagram.com/saoleopoldomandic/.
Sobre a SAS Brasil:
Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas em mais de 300 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse o site da SAS Brasil.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA
OLIVER PRESS:
sasbrasil@oliverpress.com.br
SÃO LEOPOLDO MANDIC