Startup social desenvolveu um modelo inédito de telemedicina, apoiado pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Ao todo foram 81 mil atendimentos médicos no país, durante a pandemia
São Paulo, dezembro de 2021 – A startup social SAS Brasil é uma das vencedoras do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo – uma das principais premiações do terceiro setor, que divulgou os resultados ontem (30), em uma cerimônia virtual. Premiada na categoria “Inovação para a Retomada”, startup social realizou mais de 81 mil atendimentos médicos no país, durante a pandemia, com o seu modelo inédito de telemedicina para monitoramento de pacientes com Covid-19, em comunidades, como Complexo do Alemão (RJ) e Jardim Colombo (SP) e também em localidades em situação de vulnerabilidade social pelo país.
Os atendimentos médicos foram realizados por alunos e professores da Faculdade São Leopoldo Mandic, a qual apoia o modelo. Segundo Adriana Mallet, CEO e co-fundadora da SAS Brasil, “a premiação é um reconhecimento importante para a organização e todo o trabalho que estão realizando desde 2013 de democratização ao acesso à saúde especializada no país, além de evidenciar ainda mais a o impacto positivo dos atendimentos por telemedicina para acompanhamentos de pacientes com covid-19 e também para outras especialidades médicas suspensas devido ao isolamento social”, explica.
Saiba mais sobre a Telemedicina da SAS Brasil:
A fim de tentar minimizar os impactos da pandemia com a suspensão dos atendimentos médicos especializados em março de 2020, e continuar oferecendo o atendimento gratuito para pessoas socialmente vulneráveis, a SAS Brasil desenvolveu uma plataforma própria e segura de telemedicina e com proteção de dados, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados. Até o momento, mais de 81 mil pessoas foram beneficiadas em várias regiões do país, principalmente em locais em situação de vulnerabilidade social e sem acesso a médicos especializados, democratizando o acesso à saúde, principalmente durante a pandemia. Todos os atendimentos são gratuitos e o agendamento é feito a partir de um número de WhatsApp divulgado nas comunidades atendidas e em cabines autoesterelizáveis.
Além disso, uma equipe de mais de 500 voluntários cadastrados, sendo mais de 200 profissionais de saúde, recebe as mensagens e faz uma triagem para determinar a prioridade e já agenda a consulta com um médico ou psicólogo. Atualmente, 21 especialidades médicas são oferecidas e atendem de forma remota pacientes com os mais variados problemas de saúde, incluindo o coronavírus. Os demais voluntários atuam no agendamento e também em equipes de apoio in loco. No protocolo SAS Brasil, pacientes com suspeita de covid-19 são monitorados a cada 24 horas, com acompanhamento próximo da evolução do caso.
Dentre elas estão ginecologia, psiquiatria, dermatologia, nutrição e cardiologia. As consultas são realizadas via chamada de vídeo por smartphone ou computador com conexão à internet e, além dos cuidados e orientações, os pacientes recebem versões digitais de receitas e encaminhamentos quando necessário.
A startup social conta também com uma equipe de solo na Maré, no Rio de Janeiro e nas cidades das UTAs: Cavalcante (GO), Santo Amaro (MA), Acaraú e Cruz (CE) e atende remotamente pacientes em dezenas de cidades em 21 Estados. Na Maré, a equipe de solo na Maré tem atuado em visitas, mas principalmente nos atendimentos das duas cabines de telemedicina que temos instaladas na comunidade. Nas UTAs, as equipes possuem toda a estrutura das UTAs, com equipamentos de última geração para exames remotos e presenciais, como ultrassonografia, colposcopia, eletrocardiograma, entre outros.
Sobre o Prêmio Empreendedor Social:
Realizado pela Folha desde 2005, em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social é o principal concurso de empreendedorismo socioambiental da América Latina. Em 2021, ele está na segunda edição especial com foco nas iniciativas em resposta à Covid-19.
Sobre a SAS Brasil:
Mais que uma instituição de saúde do terceiro setor, a SAS Brasil é uma startup social que tem como missão conectar pessoas, inovação e propósito para promover soluções de acesso à saúde especializada no Brasil. Desde 2013, atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, da prevenção ao diagnóstico e tratamento. A partir de 2020, a SAS Brasil passou a atuar nos formatos presencial e remoto (com a liberação da telessaúde). Com isso, já são mais de 130 mil pessoas beneficiadas em mais de 300 cidades de 21 estados brasileiros. Para mais informações, acesse o site da SAS Brasil.