Evento organizado pelo Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social e pela Faculdade São Leopoldo Mandic aborda histórico, atualidades e perspectivas sobre tema
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, recebe no próximo dia 17 de maio, o Seminário Internacional de Políticas e Redução de Danos. O simpósio reúne os principais professores doutores para discutir a importância da abordagem de redução de danos, a experiência internacional, a importância de incluir novas perspectivas no tema e como incluí-la como política pública relacionada ao tabagismo.
“Além do histórico da política pública de redução de danos no Brasil, o seminário abordará outros três temas muito importantes: evidências clínicas na prática de redução de danos, marcos regulatórios para a redução de danos e a experiência internacional em redução de danos”, explica Thiago Trapé, Doutor em Planejamento e Gestão em Saúde e docente do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Para Mônica Gorgulho, psicóloga clínica, mestre em psicologia social e uma das mediadoras do debate, é importante que a regulamentação seja definida para que o objetivo da proposta de Redução de Danos seja alcançado. “A ideia principal (disso tudo) por trás da redução de danos é a busca incansável pela diminuição dos agravos físicos, psíquicos e sociais relacionados ao uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, para aqueles que não querem ou, ainda mais importante, não conseguem interromper seu uso. E a redução de danos vinha devendo um debate sobre sua aplicabilidade com relação ao consumo do tabaco”, esclarece a doutora.
O seminário é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no site https://ipads.org.br/rd/
SERVIÇO
O que: Seminário Internacional de Políticas de Redução de Danos
Data: 17/05 – sexta-feira
Onde: São Leopoldo Mandic – Campinas/ SP
Horário: 08h30
Inscrição: https://ipads.org.br/rd/