A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, divulga os projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica, referentes aos editais PIC 01/2018 e 02/2018. Dentre os 53 projetos apresentados, doze foram contemplados com bolsas, das quais cinco são provenientes do CNPq e sete institucionais.
A seleção dos bolsistas foi realizada com base no desempenho acadêmico do aluno, no currículo do orientador e no mérito do projeto, julgado por avaliadores externos, conforme edital.
O PIC tem por objetivos despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação; estimular pesquisadores a envolverem alunos de graduação em atividades científica e tecnológica; proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico decorrente das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa, e viabilizar uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação.
Confira, abaixo, os 12 projetos contemplados com bolsas e seus respectivos alunos e orientadores.
Bolsas PIBIC
– Albumina em diferentes concentrações e seus efeitos sobre a degradação enzimática de uma resina composta, do aluno Leonardo S. Barros, com orientação da Prof.ª Cecilia P. Turssi.
– Sorção e solubilidade de sistemas adesivos incorporados com extrato de Arrabidaea chica, da aluna Isabelle S. Fonseca, sob a orientação da Prof.ª Roberta T.B. Hofling.
– Efeito antineoplásico da metformina com tecnologia de nanopartículas poliméricas em células do carcinoma epidermóide bucal. Estudo in vitro, do aluno Alexandre S.Czezacki, orientado pelo Prof. Victor A.M. Montalli.
– Efeito da aplicação de antioxidantes sobre a resistência de união de sistema adesivo universal ao esmalte dental clareado, da aluna Ana Luiza Machado, com orientação da Prof.ª Flávia L.B. Amaral.
– Vivência de acidentes perfuro cortantes e a percepção sobre a estratégia institucional de vacinação contra hepatite B, da aluna Natália P. Ferro, com orientação da Prof.ª Flávia M. Flório.
Bolsas Institucionais:
– Avaliação da aplicação das “Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil” nos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Vinhedo e Valinhos, integrantes da região metropolitana de Campinas – SP, da aluna Nina M. Machabanski, com orientação de Katia P. Serra.
– Avaliação comparativa entre dois métodos de quantificação de biofilme Dentário, da aluna Beatriz A.T. Reis, orientada pela Prof.ª Luciane Z. Souza.
– Avaliação da percepção de graduandos de Odontologia sobre aplicativos de celular para o ensino de técnicas anestésicas, da aluna Monique R. Silva, sob a orientação do Prof. Rogério H.L. Motta.
– Avaliação da efetividade e toxicidade local de hidrogéis híbridos poloxamer-derivados de celulose para liberação controlada do anestésico local ropivacaína, da aluna Beatriz Furlan, orientada pela Prof.ª Giovana Tofoli.
– Identificação humana por seio frontal auxiliada por sobreposições 3D em software aberto, da aluna Isadora P.L. Andrade, com orientação do Prof. Paulo E.M. Dias.
– Percepção dos pacientes sobre a presença de estudantes no atendimento médico da Faculdade São Leopoldo Mandic, do aluno Gustavo J.M.V. Reis Filho, com orientação da Prof.ª Regina C.M. Succi.
PIC 02/2018 – Institucional
– Avaliação da concessão de bolsa de iniciação científica no rendimento acadêmico de alunos PIC, da aluna Clara L.C. Carvalho, com a orientação da Prof.ª Flávia M. Flório.
Acesse aqui o documento oficial com os resultados.