Médicos-residentes do setor público vão adquirir habilidades em simuladores de cirurgias avançadas minimamente invasivas
A Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC), de Campinas, receberá, em junho, residentes em cirurgia do Serviço Único de Saúde (SUS) para a realização de treinamentos em simuladores, como complemento à formação desses profissionais. Esse trabalho é o resultado da parceria firmada neste último mês de maio entre a SLMANDIC, por meio do Centro de Treinamento e Simulação em Cirurgia da Faculdade, com algumas disciplinas de cirurgia do Hospital das Clínicas da Unicamp e do Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde).
“Esse é o início de uma parceria inédita na formação de residentes do setor público, em que estamos oferecendo a esse profissional a oportunidade de ele adquirir e treinar habilidades cirúrgicas avançadas no tratamento minimamente invasivo de doenças cirúrgicas”, explicou o coordenador do Centro de Treinamento e Simulação em Cirurgia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, Prof. Dr. Renato Nardi Pedro.
“Inicialmente, a Faculdade receberá 10 residentes externos para treinamento, mas há capacidade de absorver muito mais”, disse o professor, informando que o Centro possui uma equipe de profissionais dedicados e simuladores de cirurgia videolaparoscópica e cirurgia robótica, além das tradicionais caixas pretas para treinamento em laparoscopia e estrutura para diversos procedimentos cirúrgicos in vivo.
A SLMANDIC está preparada para receber qualquer profissional que deseje reciclar ou aprender habilidades em cirurgia minimamente invasiva por meio de cursos validados pelo Ministério da Educação (MEC) e por juntas internacionais.
Nessa parceria, todos os médicos-residentes em cirurgia da SLMANDIC de Campinas e Araras vão fazer estágios no Hospital das Clínicas e no Hospital Ouro Verde, nas áreas de transplante hepático, cirurgia hepática, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do trauma, cirurgia do trauma e cirurgia geral, respectivamente. Segundo explicou o Prof. Renato Nardi Pedro, a tecnologia disponível atualmente no mercado exige uma formação adequada do médico-cirurgião moderno, que precisa ser capaz de realizar cirurgias assistidas por robô, cirurgias laparoscópicas e endoscópicas.
A formação desse cirurgião moderno conta com atividades de treinamento em simuladores e já é obrigatória em diversas universidades americanas e europeias. Essa cooperação visa justamente a atender a essa demanda.