Alunos do curso de graduação em Odontologia da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, realizaram uma ação de Saúde Bucal no Centro Infantil Boldrini, um hospital filantrópico, especializado em oncologia e hematologia pediátrica.
Os alunos conheceram todas as instalações do Hospital e suas finalidades, assistiram a palestras sobre as principais lesões que acometem a cavidade bucal, bem como a forma de abordagem dos pacientes, e realizaram atividades de educação em saúde, de forma lúdica, com brincadeiras terapêuticas e jogos para aliviar as dores e angústias dos pacientes.
A ação nasceu a partir de projetos desenvolvidos durante a disciplina de Políticas Públicas, Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, ministrada pela Prof.ª Fabiola Holanda, com o apoio da Prof.ª Arlete Oliveira, que é a responsável pelas atividades complementares dos alunos da Instituição.
Segundo a Prof.ª Fabiola Holanda, o objetivo desta ação foi possibilitar ao aluno a vivência e experiência em locais de maior vulnerabilidade social, para proporcionar uma formação humanizada e preocupada com as questões sociais, além de ampliar as possibilidades de atuação profissional do cirurgião-dentista e o impacto da prática odontológica em ambientes hospitalares, em escolas, em Centros de Atendimentos Especializados, entre outros.
“O Centro Infantil Boldrini foi escolhido por reunir as características necessárias ao projeto e por sua excelência comprovada no tratamento do câncer infantil e proposta de acolhimento humanizado”, explicou a Prof.ª Fabiola Holanda. “Recebemos total apoio do Boldrini para esta ação, que contou com a ajuda fundamental das cirurgiãs-dentistas Dra. Regina Maria Holanda de Mendonça, Dra. Elisa Ruesa Boneri e Dra. Katia Maria Coutinho Capellaro, além da ajuda da Sra. Nina Mazzon, responsável pela Brinquedoteca do Centro Infantil, e de seus voluntários”.
Segundo a Prof.ª Arlete Oliveira, esta atividade no Centro Infantil Boldrini abriu portas para estágios dos alunos e, a partir de agora, passará a ser realizada anualmente. “Enfatizo a importância para nossos acadêmicos de Odontologia e de Medicina para estreitarmos laços entre a Instituição e o Hospital, levando alegria, brinde e a educação em saúde, além da prática da cidadania e humanização”.