Para oferecer uma prévia do que será o 13º Encontro Internacional da Equipe de Endodontia de Campinas (EEC), aconteceu hoje, dia 20 de março, na Faculdade São Leopoldo Mandic, um pré-evento com palestrantes que são referência em Endodontia no Brasil.
O pré-evento foi organizado pelo Dr. Carlos Bueno, coordenador dos cursos de pós-graduação em Endodontia e presidente da EEC e do 13º Encontro Internacional.
A primeira palestra do dia foi do Dr. Marcos Azevedo Rios, que é mestre e doutor em Endodontia e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia. Ele falou sobre “Planejamento Endodôntico”, com enfoque na integração que deve existir entre a endodontia e a ortodontia. “É importante que uma equipe multidisciplinar esquematize o tratamento”, disse Dr. Marcos.
O professor também falou sobre o planejamento preventivo de reabsorções ósseas, o tratamento ortodôntico de dentes traumatizados, como e por quais motivos acontecem as reabsorções. “O endodontista pode dar o seu parecer sobre a possibilidade de reabsorção dos dentes de um paciente durante o tratamento ortodôntico”.
Em seguida, aconteceu a palestra do Dr. Glauco dos Santos Ferreira, doutor em Odontologia, especialista e mestre em Endodontia, e professor do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Sergipe. Dr. Glauco falou sobre “Seleção de instrumentos em Endodontia: como otimizar a sua escolha”.
História e evolução dos materiais e dos instrumentos utilizados na Endodontia, as ligas de níquel e titânio, os tipos de instrumentos de acordo com a sua conicidade e Taper versus Tip foram alguns dos assuntos abordados pelo especialista. “O cirurgião-dentista precisa entender quais são as melhores escolhas de acordo com a anatomia endodôntica do paciente”, disse Dr. Glauco.
À tarde aconteceu a palestra do Dr. Jorge Von Zuben sobre “Dores crônicas no pré e pós-tratamento endodôntico e os protocolos de tratamento”.
Evento
O 13º Encontro Internacional de Endodontia, evento anual realizado pela EEC – Equipe de Endodontia de Campinas com o apoio da Faculdade São Leopoldo Mandic, acontece de 21 a 23 de março, no Hotel Nacional Inn.
Renomados profissionais do Brasil e do exterior estarão reunidos para apresentar e discutir as novidades da Endodontia, além de trocar experiências e participar de hands-on.
A 13ª edição do Encontro Internacional de Endodontia abordará: a Relação cooperativa e fundamentada na biologia osteodentária entre Endodontia e Ortodontia, e suas implicações clínicas, com o Prof. Dr. Alberto Consolaro; o Estágio atual da Endodontia e suas relações com a Tecnologia, com o Prof. Dr. Daniel Kherlakian; o Protocolo de utilização clínica dos lasers em Endodontia, com a Prof.ª Dr.ª Marina Bello; a Endodontia Regenerativa: ciência aliada à clínica para salvar dentes; o Tratamento Endodôntico Cirúrgico: Biologia e Técnica, com o Prof. Dr. Luciano Cintra; o Diagnóstico em Endodontia: como usar a tecnologia a nosso favor, com Prof. Dr. Celso Caldeira, entre tantos outros de extrema importância para a área.
Todas as informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis no site da EEC: www.encontroseec.com.br.