O mês de setembro é especial para a comunidade surda, pois são comemoradas datas importantes que marcam as lutas pelos seus direitos linguísticos e culturais.
A Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, possui a disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais – em seu curso de graduação em Odontologia e, em apoio a esta causa, recebeu nesta última quinta-feira, 20 de setembro, alunos da Escola Municipal de Hortolândia, que tiveram a oportunidade de se comunicar com os futuros cirurgiões-dentistas e conhecer as clínicas odontológicas da Instituição e interagir em língua de sinais.
Os alunos do curso de Odontologia, a professora de Libras, Kátia Curado, que também é professora dos alunos da Escola de Hortolândia, e a Coordenadora da Graduação em Odontologia da São Leopoldo Mandic, Fabiana Mantovani Gomes França, tiveram a oportunidade de se comunicar com os alunos da Escola Municipal de Hortolândia na língua de sinais e mostrar o trabalho da Instituição.
“Tenho muito orgulho em trabalhar em uma Instituição de Ensino que estimula e pratica a inclusão, independente de Leis e Decretos”, diz a professora Kátia Curado. “Eu agradeço imensamente à Direção e Coordenação por terem possibilitado uma tarde tão enriquecedora juntos dos alunos da escola”.
O objetivo deste evento foi avaliar como os futuros profissionais estariam preparados para atender pacientes surdos nos seus consultórios e de que forma fariam o acolhimento tanto de crianças quanto adultos que têm este tipo de deficiência.
Para o aluno Guilherme Estevan Cardozo Alexandrino, de 11 anos, este foi o dia mais importante da vida dele. Contou que nunca tinha ido ao dentista porque tinha medo do motorzinho. Mas, neste dia, as meninas mostraram o motor e ele perdeu o medo.
Confira um pouco do evento no vídeo e nas fotos abaixo: